Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/07/2026

RS: DPE promove roda de conversa sobre racismo religioso em escola na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Fonte: ASCOM/DPERS
Estado: RS
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoveu, na tarde de quarta-feira (8), uma roda de conversa sobre racismo religioso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O encontro contou com a participação de estudantes de 10 a 17 anos integrantes do Coletivo Luísa Marques, cujo tema de pesquisa é “Macumba: quando você compartilha o saber, o saber só cresce”.
 
Em sua fala, a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER), Gizane Mendina Rodrigues, destacou a atuação da DPE/RS e a importância da educação em direitos, além de explicar leis e mecanismos para o enfrentamento ao racismo.
 
Criado por iniciativa das estudantes, o coletivo é acompanhado pela professora Maria Gabriela Pires de Souza, que também participou da roda de conversa. Além da temática do racismo religioso, o grupo aborda assuntos como a menstruação e o combate à violência sexual.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)