A Defensoria Pública de Santa Catarina realizou, nessa terça-feira de Carnaval, dia 17, uma ação especial de orientação e proteção de direitos durante o tradicional bloco infantil de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.
A iniciativa integra o projeto "Carnaval de Direitos - a Defensoria com você na rua", organizado pelo Núcleo da Infância e Juventude, Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (NIJID), e teve como objetivo proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval, período marcado por grande circulação de pessoas e maior exposição a situações de vulnerabilidade.
Durante a ação, a equipe da instituição distribuiu 200 pulseiras de identificação para crianças e forneceu informações preventivas às famílias. A programação da tarde inclui um bailinho brincante com DJs e uma apresentação do folguedo "Alivanta Meu Boi".
De acordo com a defensora pública Mariana Macêdo, coordenadora do NIJID, a presença da Defensoria nesse espaço de festa foi uma estratégia de cuidado e prevenção neste momento de celebração: "O evento foi muito produtivo, pois a Defensoria esteve mais próxima da comunidade e das famílias, orientando e garantindo que os direitos sejam respeitados na prática, especialmente de quem está em situação de maior vulnerabilidade".
A ação foi articulada por meio de uma parceria inédita entre o Nijid, a Assessoria de Projetos Especiais (Assepe) e a Prefeitura de Florianópolis, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Assistência Social.