Faltando poucas horas para a abertura oficial de mais uma edição do maior Carnaval de rua do planeta, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) participou, na manhã desta quinta-feira, 12, da solenidade de início do Plantão Integrado de Proteção aos Direitos Humanos em Festas Populares da Bahia. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH e o foi realizada na Biblioteca Central, no bairro dos Barris, em Salvador.
No evento, a coordenadora-geral do Plantão da Defensoria no Carnaval 2026, Laissa Rocha, lembrou que esta iniciativa do Plantão Integrado, que chega ao quarto ano, teve a participação da Defensoria também na construção. “O projeto nasceu inicialmente como um plantão integrado de defesa dos direitos da criança e do adolescente e, ao longo do tempo, foi ampliado para abarcar todo o campo dos Direitos Humanos. A Defensoria Pública, como instituição comprometida com a promoção desses direitos, não poderia deixar de integrar essa ação”, ressaltou.
Já a defensora-geral Camila Canário destacou que o compromisso institucional com a garantia de direitos humanos ganha ainda mais intensidade justamente em momentos de grande mobilização social, como o Carnaval. “É importante que nos momentos de celebração e alegria, como o carnaval, possamos falar mais ainda sobre inclusão, acessibilidade, respeito e diversidade. Que possamos, integrados e em Rede, nos fortalecer e levantar sempre a bandeira dos Direitos Humanos. Que o Carnaval de 2026 seja de excelentes memórias e é para isso que estamos aqui”.
Durante a cerimônia de abertura, foi apresentada a programação das atividades que serão desenvolvidas de hoje até o dia 17 de fevereiro de 2026, período oficial do Plantão Integrado, nos pontos fixos instalados nos principais circuitos do Carnaval de Salvador, oferecendo orientação jurídica, acolhimento, encaminhamentos e, quando necessário, adoção de medidas administrativas e judiciais.
Além da defensora-geral Camila Canário e da coordenadora-geral do Plantão da Defensoria, Laissa Rocha, a abertura foi acompanhada pela assessora de Relações Interinstitucionais, Laura Fagury, da coordenadora de Gestão Ambiental, Marina Pimenta, da coordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Novaes, dos coordenadores da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Cláudia Ferraz e Alex Raposo, e do coordenador da Especializada Criminal e de Execução Penal, André Maia.