A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, reuniu-se, nessa terça-feira (10/2), com o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ilan Presser, para debater futuras parcerias entre as entidades, por meio da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP). O encontro foi articulado pelo diretor acadêmico da ENADEP, Thiago Amin.
Na ocasião, Fernanda Fernandes apresentou as principais diretrizes da ENADEP, voltadas ao aperfeiçoamento e à qualificação das defensoras e defensores públicos, por meio de diversas atividades, como cursos, seminários, aulas, jornadas e audiências públicas. Também foi apresentada a Campanha Nacional da ANADEP, destacada como uma iniciativa voltada ao fomento da educação em direitos.
Ilan Presser, por sua vez, apresentou um panorama das atividades desenvolvidas pela Enfam, instituição considerada o órgão oficial de formação e aperfeiçoamento de juízes e juízas de direito e juízes e juízas federais no Brasil. Segundo ele, um dos objetivos da instituição é incentivar a troca de experiências entre as escolas, bem como a adoção de práticas de gestão que favoreçam a socialização de vivências e dos desafios enfrentados pela magistratura.
A expectativa é que, nos próximos meses, a ANADEP, por meio da ENADEP, firme um acordo de cooperação técnica para a elaboração, implementação e execução conjunta de cursos, oficinas, palestras, seminários e programas de capacitação continuada, voltados a defensoras(es) públicas(os), magistradas(os), servidoras(es) e demais profissionais do sistema de justiça.
A visita institucional contou ainda com a participação do secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter da Silva; do coordenador acadêmico e professor da Enfam, Fabrício Castagna Lunardi; do presidente da ADPERJ, Rômulo Araújo; e da presidenta da ADPETO, Karla Letícia Araújo.