No último sábado, dia 31, a Carreta da Defensoria estacionou no Conjunto Mucajá, zona sul de Macapá, realizando 95 atendimentos jurídicos gratuitos para a comunidade. Essa ação itinerante faz parte das atividades regulares da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), que percorre todo o estado levando acesso à Justiça a pessoas que necessitam de atendimento e não podem se deslocar até uma sede da instituição durante a semana ou realizar o serviço online.
A facilidade de um atendimento em pleno sábado e perto de casa motivou o autônomo Joanderson Moraes, de 28 anos, a procurar a carreta para protocolar o pedido de pensão para a filha, de 5 anos.
“Eu crio minha filha sem a ajuda da mãe, mas estava sem coragem de ir buscar a pensão a que ela tem direito, então ficava ‘enrolando’. Mas, quando soube que a Carreta viria para cá, perto de casa, resolvi que precisava vir logo e aproveitar para resolver isso”, contou Joanderson, que conseguiu dar entrada no processo durante o mutirão.
A oportunidade atraiu não apenas os moradores do Mucajá. Os irmãos Jeovanisse, Simoni e Elizeu Costa Lobato, residentes do Jardim Marco Zero, souberam da ação da carreta por meio de uma parente que mora no conjunto e aproveitaram para resolver suas pendências jurídicas e documentais.
“Estamos muito satisfeitos, pois todos conseguimos atendimento. Tiramos a segunda via da Certidão de Nascimento e também consultamos um processo que está na Justiça. A equipe da Defensoria nos tratou muito bem e tudo foi resolvido”, relatou Jeovanisse, a mais velha dos três irmãos.
Durante as ações itinerantes da Carreta, são oferecidos todos os serviços rotineiros da Defensoria Pública, de forma integral e gratuita.