A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou da comemoração dos 20 anos da criação e organização da Defensoria Pública de São Paulo, com a sanção da Lei Complementar Estadual nº 988, de 9 de janeiro de 2006.
A solenidade comemorativa ocorreu na Sala São Paulo, cujas colunas foram iluminadas de verde, a cor que simboliza as Defensorias no Brasil.A celebração começou com uma apresentação musical do Quinteto São Paulo. Em seguida, foi exibido o novo vídeo institucional sobre os 20 anos da Defensoria Paulista. Logo após, a Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão, e a Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Luziane Castro, carimbaram o selo postal comemorativo dos 20 anos da DPE-SP.
Representando a APADEP, participaram do evento a presidenta Jordana Rolim (diretora de comunicação da ANADEP), a vice-presidenta Ana Paula Meirelles, a diretora Luiza Lins, o diretor Luiz Felipe Rufino (diretor da ENADEP), além dos demais diretoras e conselheiros.
A cerimônia foi encerrada com pronunciamentos das autoridades que compuseram o dispositivo de honra. O crescimento da instituição nessas 2 décadas, sua missão constitucional e sua relevância para a sociedade foram pontos destacados.
Prestigiaram o evento o presidente em exercício do STF, Alexandre de Moraes; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Francisco Loureiro; o Secretário de Justiça e Cidadania, Arthur Lima; o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o deputado estadual Gilmaci Santos; a presidenta do TCE-SP, Cristiana Moraes; a procuradora-Geral do Estado, Inês Coimbra e demais autoridades dos Três Poderes, representantes diplomáticos de países estrangeiros, integrantes da sociedade civil organizada, defensores(as) e servidores(as).