TO: Mobilização, com presença da DPE, tem como foco o enfrentamento da violência contra a mulher
Estado: TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, nesta quarta-feira, 10, de uma ação voltada à promoção dos direitos humanos com foco no enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, ocorreu na Estação Apinajé, em Palmas, e reuniu representantes de diversos órgãos e movimentos sociais.
Da DPE-TO esteve presente as assessoras do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) e do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Layanne Martins e Francielis Vargas, respectivamente.
Para Francielis Vargas, atividades realizadas em espaços públicos, como estações de transporte público, têm papel essencial na ampliação do alcance das campanhas de conscientização. “As pessoas que utilizam o transporte público todos os dias, ao terem acesso a essas informações, podem se tornar multiplicadoras dos direitos humanos, sabendo onde buscar atendimento, quais são os tipos de violência e canais de apoio”, comentou.
Segundo o MPTO, a ação integra a campanha 21 dias de ativismo pelo fim do racismo e da violência contra a mulher. A programação contou com a apresentação do grupo Baque Mulher Tocantins, que integrou a ação com manifestações culturais e mensagens de resistência.



