RO: Defensoria Pública realiza formatura de 22 novos defensores e novas defensoras populares
Estado: RO
No dia 9 de dezembro, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) realizou, no núcleo de Cacoal, a solenidade de formatura da 4ª edição do Curso de Formação de Defensoras e Defensores Populares. Ao todo, 22 estudantes concluíram a capacitação e receberam o certificado de participação. A cerimônia reuniu formandos, familiares e representantes da imprensa local, reforçando a importância da educação em direitos como instrumento de transformação social e fortalecimento da cidadania.
A defensora pública Rithyelle Medeiros Bissi do Nascimento, Diretora de Gestão Estratégica, representou a Defensoria Pública-Geral durante a solenidade. Em sua fala, ressaltou que “o Curso de Defensores e Defensoras Populares faz parte da educação em direitos, um dos pilares do Planejamento Estratégico da DPE-RO e tem por finalidade promover a educação em direitos humanos, capacitando lideranças locais para diagnosticar violações de direitos, orientar a população sobre o acesso a seus direitos a auxiliar a comunidade encontrando soluções extrajudiciais, quando possível.”
“Na comarca de Cacoal, a primeira edição do curso no interior do estado, contemplou um público de alunas e alunos que são engajados e inseridos como lideranças em diversas áreas sociais e poderão contribuir na replicação da defesa dos direitos humanos”, finalizou.
Também esteve presente o defensor público Roberson Bertone, coordenador do Núcleo da DPE-RO em Cacoal, que destacou: “o 4º Curso de Defensores Populares em Cacoal reafirma o compromisso da Defensoria Pública com a educação em direitos e com o fortalecimento das comunidades. Ao formar lideranças locais, ampliamos o acesso à justiça e consolidamos uma rede viva de proteção e promoção de direitos.”
A Defensoria Pública de Rondônia reafirma, assim, seu compromisso com a democratização do conhecimento jurídico e o fortalecimento da participação social. A formação de Defensoras e Defensores Populares contribui para que cada vez mais pessoas conheçam, reivindiquem e defendam seus direitos em todo o estado.



