Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/12/2025

RS: DPE premia socioeducandos em concurso de projetos sobre combate à violência de gênero

Fonte: ASCOM/DPERS
Estado: RS

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), em parceria com a CEEE Equatorial, realizou, na tarde desta quinta-feira (11), a cerimônia de premiação do I Concurso de Boas Práticas “Chega Disso!”, iniciativa voltada a jovens em cumprimento de medida de internação e semiliberdade. A atividade, que aconteceu na sede da DPE/RS em Porto Alegre, teve como objetivo fomentar a produção de trabalhos artísticos e educativos que promovam os direitos humanos, a equidade de gênero e o combate à violência contra as mulheres.

Organizado pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA) e o Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), o concurso recebeu 79 trabalhos de dez unidades socioeducativas, nas seguintes categorias: artes visuais, literatura e música. As produções artísticas são de autoria dos socioeducandos, que contaram com o apoio e acompanhamento pedagógico das equipes técnicas e/ou das escolas.

O I Concurso de Boas Práticas "Chega Disso!" premiou socioeducandos que fizeram projetos artísticos sobre a violência de gênero. - Foto: Vitória Silveira - ASCOM DPE/RS

“São trabalhos que mostram toda a sensibilidade dos nossos adolescentes em relação a essa temática. Isso tudo só nos faz acreditar que a transformação social é possível e que nós todos precisamos nos engajar na luta pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou a dirigente do NUDECA, defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira.

A dirigente do NUDEM, defensora pública Paula Britto Granetto, destacou que o início do Projeto “Chega Disso!” se deu a partir do aumento alarmante de casos de violência de gênero. A partir de oficinas, a iniciativa tem o objetivo de promover a reflexão sobre masculinidade, respeito e igualdade de gênero, oferecer alternativa socioeducativa para remissão judicial e reduzir a reincidência de comportamentos violentos.

Diante da ampla adesão e qualidade dos trabalhos enviados, foi deliberada a inclusão de três menções honrosas na premiação, que inicialmente previa apenas o reconhecimento dos primeiros lugares de cada categoria. O vencedor foi premiado com uma caixa de som JBL.

A cerimônia contou com a apresentação musical do vencedor da categoria “Música” e de violinistas da Orquestra Rosariense.

A comissão avaliadora foi composta pela defensora pública Claudia Aparecida de Camargo Barros; a juíza de Direito Gabriela Bobsin; e a representante da CEEE Equatorial Mariana Macedônia.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
02/02/2026
Reunião de Diretoria
2/3/2026
Reunião de Diretoria
3/3/2026
AGO
7/4/2025
AGE
5/5/2025
AGE
1/6/2026
Reunião de Diretoria
2/6/2026
AGE
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)