A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou nesta quinta-feira (27/11) da Sessão Ordinária do Bloco de Defensores Públicos do MERCOSUL (BLODEPM), realizada de forma virtual. O encontro ocorreu no Paraguai, país que atualmente exerce a coordenação do BLODEPM. Atualmente, a ANADEP está na secretária-geral do Bloco.
A reunião contou com a presença de representantes das Associações de Defensores Públicos da Argentina e do Brasil, bem como de importantes organizações nacionais, incluindo a Ordem dos Magistrados do Paraguai e a Associação de Defensores Públicos do Paraguai. Delegações de outros países membros também participaram remotamente.
A agenda incluiu uma análise de questões estratégicas voltadas para o fortalecimento institucional, a coordenação operacional e a consolidação de normas comuns, com o objetivo de avançar rumo a um sistema de defesa pública regional mais robusto, moderno e centrado nas pessoas.
Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral, na qual foram debatidos temas fundamentais para o funcionamento e os rumos futuros do Bloco, num contexto marcado por transformações tecnológicas e novos desafios ao acesso à justiça.
O BLODEPM é uma associação civil criada em 2004 pelos membros plenos do MERCOSUL. Seu objetivo é promover o fortalecimento institucional dos(as) defensores(as) públicos(as) dos Estados da região, estabelecendo uma coordenação interinstitucional para a proteção dos direitos humanos de litigantes em situação de vulnerabilidade jurídica e económica. O colegiado é composto por Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Bolívia.