Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.
13/11/2025

PE: Mulheres assistidas pelo NUDEM participam de visita ao Cais do Sertão em ação de fortalecimento e reconstrução emocional

Fonte: ASCOM/DPE-PE
Estado: PE

Nesta terça-feira (12), a Defensoria Pública de Pernambuco, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), promoveu mais uma etapa do projeto de formação do grupo reflexivo de mulheres assistidas pelo núcleo. A atividade consistiu em uma visita institucional ao Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, reunindo cerca de 40 participantes acompanhadas pela equipe técnica do núcleo.

A ação teve como objetivo fortalecer a autoestima, promover a valorização cultural e estimular a reconstrução de vínculos com os espaços públicos da cidade, dentro de um processo de escuta, formação e acolhimento que marca o projeto. Voltado à reconstrução e à autonomia das mulheres vítimas de violência, o grupo é formado por assistidas da Defensoria Pública com idades entre 20 e 50 anos.

Coordenado pela defensora pública Débora Andrade, o NUDEM desenvolve um trabalho interdisciplinar que alia o acompanhamento jurídico ao apoio psicossocial. Nesta atividade, participaram a defensora pública Verônica Nogueira, com o apoio da assistente social Jacilene Ferreira e da psicóloga Viviane Vitor, o núcleo levou as participantes a vivenciarem uma experiência de integração e valorização pessoal.

Durante a visita, as participantes puderam conhecer um dos principais equipamentos culturais de Pernambuco, em um momento de partilha e fortalecimento coletivo. “A proposta é que elas se reconheçam como parte viva da cultura, da cidade e da história, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a capacidade de recomeçar”, destacou a defensora pública Verônica Nogueira.

O projeto do NUDEM busca oferecer caminhos de reconstrução emocional e conscientização sobre direitos, mostrando que o enfrentamento à violência doméstica passa também pelo acesso à cultura, ao conhecimento e ao acolhimento coletivo.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)