GO: Defensoria atende 369 pessoas em ação itinerante em Novo Gama
Estado: GO
Separada há seis anos, Luziane Gomes Lopes, de 47 anos, encontrou na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) uma forma de finalmente ingressar com o processo de divórcio. Ela foi uma das 369 pessoas atendidas durante ação itinerante da Instituição em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, realizada na terça-feira (11/11) e na quarta-feira (12/11), por meio do programa Goiás Social.
Moradora do município, Luziane contou que se viu sem condições financeiras de ingressar com o processo, que chegou a ser orçado em R$ 3 mil. “Então, eu vim aqui hoje e achei essa oportunidade”, disse, ao comemorar a gratuidade do serviço prestado pela Defensoria e a possibilidade de voltar a ter o nome de solteira em seu registro. “Estou muito alegre, quero tirar meus documentos como eu saí da casa da minha mãe”, afirmou.
Antônia Aparecida de Lima, de 52 anos, aproveitou a oportunidade para corrigir sua certidão de nascimento. Ela conta que fez a segunda via da certidão em cartório, mas o documento veio sem o nome de seu pai e com erros de grafia no nome da mãe. Depois foi informada que precisaria de um juiz para fazer a correção e encontrou no atendimento itinerante da Defensoria a possibilidade de fazer isso de forma gratuita.
Dos 369 atendimentos, 235 foram realizados na terça-feira (11/11) e 134 na quarta-feira (12/11). A regularização de registros civis foi o destaque do evento. No primeiro dia, a Defensoria também entregou os certificados e coletes para as mulheres de Novo Gama que terminaram a 2ª edição do curso Defensoras Populares.
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.



