Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.
07/11/2025

Encontro Norte-Nordete: painel aborda como a IA pode transformar a atuação defensorial

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF/CE

A programação desta sexta-feira (7/11) do Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste teve início com o painel “Defensoria Pública e Inteligência Artificial”, conduzido pelo juiz federal do Ceará George Marmelstein, autor do curso “Superaprendizagem: Conheça a Escrita Jurídica com IA”. A moderação ficou a cargo da defensora pública da Bahia e presidenta da ADEP-BA, Bethânia Ferreira. O evento reúne defensoras e defensores públicos, no Hotel Luzeiros, em Fortaleza (CE), para discutir os principais temas relacionados à atuação da Defensoria Pública e sua importância para a sociedade.

A palestra teve como objetivo discutir os desafios e oportunidades que a transformação digital impõe à atuação da Defensoria Pública, refletindo sobre os avanços e possíveis retrocessos que as inovações tecnológicas podem representar para o acesso à justiça. O eixo central das discussões foi o papel da Instituição na proteção de direitos em um contexto cada vez mais permeado pela tecnologia e pelo direito digital, com especial atenção aos impactos sobre os cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Ao introduzir o tema, Bethânia Ferreira destacou que a inteligência artificial é um dos assuntos mais pulsantes na Defensoria Pública. Segundo ela, os avanços tecnológicos precisam dialogar com as demandas concretas da atuação defensorial.

“Penso na realidade dos meus associados e associadas que estão na linha de frente dos atendimentos. Hoje, vivemos uma nova perspectiva de sociedade que traz desafios e possibilidades para incorporar a inteligência artificial à nossa atuação. No entanto, enfrentamos grandes obstáculos, entre eles o orçamentário. Como promover modernização e otimização sem recursos adequados para implantação tecnológica dentro da Instituição?”, pontuou.

Em seguida, George Marmelstein apresentou um panorama técnico sobre as principais ferramentas e aplicativos de IA utilizados atualmente.

Para ele, dentro do sistema de justiça, é essencial alinhar o uso dessas tecnologias à qualidade, profundidade, ética e à dimensão humana da atividade jurídica. O magistrado avaliou que vivemos uma revolução cognitiva acelerada, que impacta diretamente a forma como o ser humano produz conhecimento.

“A tese é que, em breve, todas as atividades jurídicas serão realizadas com o apoio da IA generativa. E isso pode ser bom ou ruim, a depender de como utilizamos essas ferramentas”, afirmou.

Sobre o Encontro

O tema desta edição é “Defensoria Norte e Nordeste em diálogo: justiça estrutural, associativismo e meio ambiente.”

A programação inclui os painéis “Defensoria Pública e Inteligência Artificial” e “Cuidar de quem cuida: a importância da saúde mental no cotidiano defensorial”, além dos concursos “Justiça Climática é Justiça Social” e “Boas Práticas Associativas”. O encerramento contará com a palestra “Justiça Climática é Justiça Social”, com a participação do jornalista Guilherme Carvalho e do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), sob mediação do defensor público do Pará e presidente da ADPEP, Bruno Braga.

A iniciativa é da ANADEP, com apoio das Associações Estaduais ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEMA, ADPEP, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERN, ADEPRO, ADPERR, ADPESE e ADPETO. A ADPEC é a anfitriã desta edição.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE NOSSA PÁGINA OFICIAL NO INSTAGRAM.

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)