Com 563 pessoas alcançadas em Belo Horizonte, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) finalizou as atividades do mês de outubro do projeto “Diálogos sobre Direitos” com uma oficina na ILPI Sistema Divina Providência. A ação aconteceu na sexta-feira (31/10) na sede da instituição, no bairro Olhos D’Água.
Outubro Prateado é o mês dedicado a valorização das pessoas idosas e a conscientização sobre o envelhecimento. Visando contribuir com a iniciativa, a DPMG, por meio de por meio de sua Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, idealizaram o “Diálogos sobre Direitos – Oficinas para Pessoas Idosas, cuidadores e técnicos”.
Realizado em conjunto com o Centro de Assistência Psicossocial da DPMG, o projeto propõe a educação em direitos, reflexão crítica e autonomia das pessoas idosas, bem como como orientações sobre como proceder em casos de violação de direitos, além do combate ao idadismo. A programação aconteceu durante todo o mês de outubro com palestras, oficinas e eventos realizados em diversos espaços de Belo Horizonte.
Ao todo, 563 pessoas idosas, profissionais da área e colaboradores de organizações da sociedade civil foram alcançados.
Ações no mês de outubro
A primeira ação foi realizada no dia 3 de outubro no Sesc +60 Minas, unidade Tupinambás. Na ocasião, os participantes puderam participar de dinâmicas em equipe para resolver casos concretos atendidos na Defensoria Pública.
Os moradores e moradoras do bairro Alípio de Melo receberam no CRAS Vila São José a palestra intitulada “Crédito Consignado e Abuso (juros) Financeiro: o que os idosos precisam saber”. Ministrada no dia 8 de outubro, ela teve como foco abordar os perigos e golpes financeiros, sobretudo no ambiente digital.
Também foram realizadas ações na Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Adulto e da Pessoa Idosa (GEICS), CAC – Jardim Montanhês, Festival para Pessoas Idosas (FESTI), Centro de Referência da Pessoa Idosa Norte e ILPI – Gratidão Residencial Sênior.
No dia 20 de outubro, aconteceu o “Dia do Cuidado” na Unidade I da DPMG. O evento marcou a celebração do projeto com diversas atividades culturais, de lazer e bem-estar e para as pessoas idosas e seus familiares.
A solenidade também registrou a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Defensoria Pública mineira e a Associação cuidadosa, voltado para a promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
Na quinta-feira, 30 de outubro, a idealizadora do projeto, coordenadora da Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, defensora pública Fernanda Fernandes, participou do evento “Todas as Idades Têm Voz: Combate à Discriminação Etária” na Subseção Barro Preto da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG).
Encerramento do Outubro Prateado
O encerramento do “Diálogos sobre Direitos” no mês de outubro foi feito na ILPI – Lar dos Idosos São José – Sistema Divina Providência na sexta-feira (31/10). A ação foi dividida em oficinas para as pessoas idosas e para funcionários. Mais de 130 pessoas, entre residentes e profissionais, participaram das atividades.
A equipe da DPMG presente também pode conhecer mais das instalações do local e realizou uma reunião com a coordenação sobre os desafios enfrentados pelas ILPIs.
Conhecendo as instalações do Lar dos Idosos São José – Sistema Divina Providência
Ao final, a coordenadora da Especializada, defensora pública Fernanda Fernandes, falou sobre a importância das ações do “Diálogos sobre Direitos”. “Outubro foi um mês de muita troca de experiência e aprendizado para todos nós. Realizamos várias oficinas ao longo de todo mês, com grupos de profissionais e pessoas idosas muito participativas, contribuindo a partir de suas histórias e experiência de vida”, evidenciou.
A coordenadora também ressaltou a importância da atuação intersetorial na proteção dos direitos da pessoa idosa “justamente por entender que o trabalho precisa ser realizado em rede, como também entender que prevenir é melhor do que remediar”.
Por fim, a defensora pública compartilhou que a primeira edição do “Diálogos sobre Direitos – Oficinas para Pessoas Idosas, cuidadores e técnicos” rendeu agendamentos para as atividades que serão desenvolvidas ainda neste ano e no próximo. Segundo Fernanda Fernandes, o objetivo agora é ampliar as oficinas e integrar com outros projetos como o “Avante Inclusão!”.