Nos dias 6 e 7 de novembro, a capital Fortaleza (CE) sediará o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste. O evento, que ocorrerá no Hotel Luzeiros, reunirá defensoras e defensores públicos para discutir temas centrais da atuação da Defensoria Pública e sua importância para a sociedade.
A palestra magna de abertura, no dia 6 de novembro, terá como tema “Modelo Público de Acesso à Justiça”. A solenidade contará com a participação do jurista e professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Daniel Sarmento, e do juiz federal e pós-doutor em Direito Constitucional, Dirley da Cunha. A defensora pública da Bahia e coordenadora da região Nordeste da ANADEP, Tereza Almeida, será a mediadora.
Na sexta-feira, 7 de novembro, as atividades terão início às 9h, com o painel “Defensoria Pública e Inteligência Artificial”, conduzido pelo juiz federal do Ceará Geroge Marmelstein, autor do curso "Superaprendizagem: Conheça a Escrita Jurídica com IA". A moderadora deste painel será Bethânia Ferreira, presidenta da ADEP-BA
Ainda pela manhã, o segundo painel, “Cuidar de quem cuida: a importância da saúde mental no cotidiano defensorial”, trará para o debate o psicólogo organizacional Cristiano Costa; a procuradora do Estado da Bahia e diretora de Direitos Humanos da ANAPE, Cristiane Guimarães; e o presidente da ANAPE, Vicente Braga. A moderação será conduzida pela defensora pública e presidenta da ADEPAM, Melissa Borborema.

Concursos:
Na programação de sexta-feira (7/10), no período vespertino, haverá a promoção de dois concursos.
O Concurso regional “Justiça Climática é Justiça Social” ocorrerá de 14h às 15h30. A iniciativa integra a Campanha Nacional 2025, que tem como objetivo destacar o papel estratégico da Defensoria Pública na redução das desigualdades sociais e ambientais. O concurso pretende incentivar, reconhecer e dar visibilidade a projetos inovadores desenvolvidos por defensoras e defensores públicos, bem como por Defensorias Públicas das regiões Norte e Nordeste, que promovam o acesso à justiça, a defesa dos direitos humanos, a proteção ambiental e a sustentabilidade. No total, foram selecionadas seis práticas.
Já o Concurso regional de boas práticas associativas será das 15h30 às 16h40. O concurso tem como principal objetivo dar visibilidade às melhores iniciativas das Associações Estaduais, reconhecendo experiências inovadoras e eficazes que fortalecem a gestão associativa e geram impacto positivo para a categoria. As finalistas do certame são:
ADPEC: Projeto Mulheres Extraordinárias
ADEP-BA: Comissão de prerrogativas da ADEP-BA
ADPERN: Projeto “Estruturação de Espaços Infantis nos Núcleos da DPE-RN”
Às 17h, haverá a palestra de encerramento com a temática "Justiça Climática é Justiça Social". O painel contará com a participação do jornalista Guilherme Carvalho e o deputado estadual Renato Roseno (PSOL). A mediação será com o defensor público do Pará e presidente da ADPEP, Bruno Braga.
A iniciativa é uma realização da ANADEP, com o apoio das associações ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEMA, ADPEP, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERN, ADEPRO, ADPERR, ADPESE e ADPETO. A ADPEC será a anfitriã desta edição. A DPE-CE e a ESDEP são apoiadora do evento.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Inscrições
AS INSCRIÇÕES PARA O EVENTO ESTÃO ENCERRADAS
Informações
O que: Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
Quando: 6 e 7 de novembro
Hotel oficial: Luzeiros Fortaleza (www.luzeiroshoteis.com.br/fortaleza).
Clique aqui e acompanhe nossa página no Instagram