A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), a nova sede da instituição em Luís Correia, reforçando sua presença e atuação no litoral do Estado. Localizada na Rua Jonas Correia, nº 215, no centro da cidade, a unidade passa a oferecer à população um espaço mais amplo, acessível e estruturado para garantir um atendimento jurídico gratuito de qualidade e acolhimento a quem mais precisa.
Com a nova estrutura, cerca de 38 mil pessoas, incluindo moradores de Luís Correia e Cajueiro da Praia, passam a contar com ambientes modernos, pensados para garantir conforto e dignidade a quem busca atendimento, além de melhores condições de trabalho para defensoras, defensores e toda equipe que atua no local. A sede oferece brinquedoteca, recepção, sala de reuniões, sala de assessoria, copa, três banheiros (um deles adaptado para pessoas com deficiência) e garagem, refletindo o cuidado com o acolhimento e a acessibilidade.
A inauguração reuniu representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Parnaíba, do Ministério Público do Piauí (MPPI), do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), da Câmara Municipal de Luís Correia, da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg/PI), do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, além de lideranças da sociedade civil e da população local, fortalecendo o diálogo e a parceria entre as instituições e a comunidade.
A entrega da nova sede integra o conjunto de ações da DPE/PI voltadas à interiorização e ampliação do acesso à Justiça. Somente em 2025, a Defensoria já inaugurou ou ampliou sedes nos municípios de Barras, Oeiras, Paulistana e Parnaíba, consolidando sua presença no interior e aproximando ainda mais seus serviços da população que mais necessita.
A unidade de Luís Correia simboliza esse avanço e reafirma o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Piauí de garantir um atendimento digno, humanizado e com respeito às pessoas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da justiça social no litoral piauiense.
Durante a solenidade, a defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destacou a importância simbólica e social da nova sede, que representa o fortalecimento da instituição e o reconhecimento do papel da Defensoria junto à população.
“Essa sede, tão bonita e agradável, traz a dignidade que a população atendida pela Defensoria Pública tem direito, faz jus e que, muitas vezes, não está acostumada a ver. A Defensoria passa pelas mesmas dificuldades das pessoas vulnerabilizadas que atende pelas carências, pelos desafios e, às vezes, pela invisibilização. Mas é muito maior que isso, como vemos aqui. Temos construído essa Defensoria Pública que queremos, da forma que acreditamos que a população precisa e merece. Agradeço a todos e todas presentes, aos parceiros institucionais e a quem faz parte da construção da nossa história, certos de que continuaremos articulando muitas ações, trabalhos e atuações em conjunto”, ressaltou.
Durante a solenidade, o defensor público Marcus Vinícius de Oliveira, titular da Defensoria Pública em Luís Correia, destacou o impacto da mudança: “A inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Luis Correia é a estreia de um novo momento para a Defensoria Pública, que vai contar agora com a estrutura física compatível com os serviços relevantes que presta à população e terá ainda condições de incrementar ainda mais esse serviço, oferecendo ao nosso público as condições adequadas de atendimento, de conforto e de resposta às suas demandas”.
O defensor público Manoel Mesquita de Araújo Neto, gerente regional em Parnaíba, também falou sobre a conquista: “A gente hoje está com uma sede própria e bem melhor estruturada aqui na comarca e cidade de Luís Correia. Desde 2008 que a gente está instalado, e somente agora a gente vem poder oferecer instalações dignas, com todos os serviços e à disposição da população. Então, em nossa concepção, melhora a condição de trabalho do servidor, da defensoria, do defensor público, mas o maior ganho é para a população de Luís Correia que será a melhor acolhida na comarca.”
O defensor público Erisvaldo Marques dos Reis, diretor das Defensorias Públicas Regionais, também destacou o compromisso da gestão com a expansão e modernização das estruturas no interior: “Estamos inaugurando mais um núcleo, o de Luís Correia, com uma estrutura adequada e confortável, para que a população tenha um atendimento mais humanizado e também mais conforto para todos que trabalham na instituição. É um compromisso da gestão da defensora pública geral, Carla Yáscar, promover a renovação tanto dos prédios já existentes quanto a inauguração de novos espaços que atendam melhor à população piauiense, como é o caso aqui de Luís Correia.”
O momento contou também com as presenças da corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Ana Patrícia Paes Landim Salha; da defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite, coordenadora auxiliar da Diretoria Regional; do defensor público Humberto Brito Rodrigues, diretor administrativo da DPE/PI; da defensora pública Eleen Carla Gomes Brandão, titular da 6ª Defensoria Pública de Parnaíba e ex-titular da unidade em Luís Correia; da defensora pública Amabile da Costa Araújo, titular da Defensoria Pública em Buriti dos Lopes; e da defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 2ª Defensoria Pública de Parnaíba.