A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, entre os dias 14 e 17 de outubro, o mutirão da Carreta dos Direitos nos municípios de Arari e Anajatuba. A ação da faz parte do projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas” da Defensoria e leva os serviços itinerantes a quem mais precisa, em todas as regiões do estado. Ao todo, nos dois municípios, foram realizados 5.718 atendimentos, um marco significativo de cidadania e acesso à justiça.
Em Arari, a Carreta esteve presente nos dias 14 e 15 (com 3.313 atendimentos), e seguiu para Anajatuba nos dias 16 e 17 (com 2.405 atendimentos). Durante esses quatro dias intensos, a população teve acesso facilitado a vários serviços essenciais da Defensoria Pública, como orientações jurídicas, ajuizamento de ações, resoluções extrajudiciais, solicitação de segunda via de certidão de nascimento, divórcio, reconhecimento voluntário de paternidade, entre outros. Também estiveram presentes os parceiros, como Equatorial Maranhão, Governo do Estado, Prefeituras de Arari e de Anajatuba, INSS, Arpen/MA e mais.
A iniciativa foi coordenada pela defensora pública e diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, Maiele Morais, e contou com a atuação dos defensores públicos Glória Silveira e Samuel Vila Nova, que somaram esforços, na garantia de direitos para a população local. "Mais de 5.700 atendimentos é um número que reflete a urgência e a necessidade de levar os serviços da Defensoria para mais perto do cidadão maranhense. É a consolidação do nosso compromisso de combater a desigualdade e garantir o acesso à justiça para todos e todas", afirmou Maiele Morais.
A união de esforços entre as instituições permitiu, ainda, a emissão de documentos, atendimentos de saúde e assistência social, transformando o evento em uma verdadeira força-tarefa pela cidadania. Um dos pontos altos da ação foi a entrega de kits que promovem dignidade e sustentabilidade, como o kit de dignidade menstrual, de higiene bucal e de mudas de plantas.
Os defensores públicos Glória Silveira e Samuel Vila Nova ressaltaram a importância do contato direto com a população. "Foram dias de muita troca e de resolução de problemas que, muitas vezes, estavam pendentes há anos. Sentimos a gratidão do povo e renovamos nosso compromisso com a defesa dos mais vulneráveis", pontuou o defensor público Samuel Vila Nova.