Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
15/10/2025

AC: Defensoria Pública realiza ação voltada à pessoa idosa no Horto Florestal

Fonte: ASCOM/DPEAC
Estado: AC
Quando chegou ao Horto Florestal na manhã desta sexta-feira, 10, a aposentada Carmelita Araújo de Freitas, de 77 anos, trazia na bolsa seus documentos e a esperança de resolver uma pendência antiga. Moradora do Conjunto Wanderlei Dantas, ela pegou dois ônibus até o local, atraída pelo convite do grupo de hidroginástica do Sesc.
 
“Eu achei que era um bom sentido vir para cá, porque facilita muita coisa. Aqui é mais ventilado e acolhedor. Além disso, posso resolver pendências e conversar com o pessoal da Defensoria. Fui bem atendida e me senti mais próxima”, contou.
 
Dona Carmelita foi uma das centenas de pessoas atendidas durante a edição especial da Defensoria Itinerante voltada à pessoa idosa, promovida pela Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) no Horto Florestal, em Rio Branco. A ação integrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, e reuniu serviços gratuitos de saúde, cidadania e assistência jurídica, totalizando 335 atendimentos ao longo da manhã.
 
“Depois que meu marido faleceu, fico mais sozinha, e momentos como esse fazem a gente se sentir abraçada”, disse Carmelita, que aproveitou o dia para verificar o andamento de um processo e participar das atividades culturais. “Eu gosto desses eventos, a gente faz amizade, conversa, recebe carinho. No dia a dia a gente sente falta disso, de um abraço, de atenção.”
 
A iniciativa foi realizada pela DPE/AC por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Nudiped), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Sesc, Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e o Ministério Público do Acre, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa.
 
Durante a abertura, a defensora pública-geral do Estado, Juliana Marques, destacou a ampliação da política de atendimento à pessoa idosa e o papel do Nudiped.
“É uma alegria participar deste momento dedicado às pessoas idosas, que contribuíram e continuam contribuindo para a sociedade. O núcleo voltado à pessoa idosa e à pessoa com deficiência é um avanço que conseguimos implementar este ano, com muito esforço. A Defensoria tem o papel de garantir direitos e levar dignidade, promovendo o cuidado integral com cada cidadão”, afirmou.
 
O defensor público Gerson Boaventura, chefe do Nudiped, celebrou o resultado da ação, a primeira com foco exclusivo nesse público desde que assumiu o núcleo.
“Estou muito feliz. Estou há quatro meses à frente do núcleo e estreando essa itinerante voltada à pessoa idosa, justamente no mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso. Enfrentamos inúmeros desafios, mas junto com a equipe do itinerante conseguimos fazer um evento que contemplou o que os idosos imaginam: atendimento jurídico, aferição de pressão, registro civil, doações de roupas, café e música. Isso é o que o idoso espera: acolhimento. Levo para a minha vida a certeza de que precisamos fortalecer e avançar. A Defensoria se consolidou como uma instituição que não é só de gabinete, mas que está no meio do povo”, disse.
 
Representando as organizações sociais, Raimundinha Antunes, coordenadora da Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Estado do Acre, falou sobre a importância da união entre instituições públicas e entidades comunitárias.
“Hoje é um dia de alegria. Os idosos estão avançando nos seus direitos e isso só é possível graças às instituições que acreditam nessa causa. A Defensoria foi uma luz para nós, porque mostrou que o que é de direito do idoso tem que permanecer. Ontem dormimos em paz, com o coração aliviado”, declarou.
 
A servidora Kely Pessoa, da Divisão da Pessoa Idosa da Seasdh, reforçou a relevância do trabalho conjunto entre os órgãos.
“Direitos a gente precisa primeiro conhecer. E o trabalho feito com vocês contou com o apoio da Defensoria. Fiquei feliz em ver que as questões dos idosos estão sendo resolvidas. Nós precisamos de gente assim, que trabalha com amor e compromisso”, afirmou.
 
Ao longo da manhã, o público teve acesso a vacinação, aferição de pressão, atividades físicas, emissão de documentos, atendimento jurídico e orientações de saúde, além de apresentações culturais e musicais, que incluíram a participação de um grupo de carimbó e da aposentada Teresa Araújo Lima, de 78 anos, que animou os presentes com canções acompanhadas de guitarra.
 
“É muito importante para nós. O idoso às vezes fica triste, mas precisa de animação. Saí de casa feliz, toquei e cantei. Quando a gente sai daqui, sai alegre. Se tiver mais eventos assim, eu venho de novo”, contou.
 
O defensor público Celso Araújo, coordenador de Cidadania da DPE/AC, destacou a importância das parcerias e da união de esforços em prol do envelhecimento digno e ativo. Ele afirmou que a iniciativa reafirma o compromisso da Defensoria Pública com a proteção integral da pessoa idosa, em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), e integra a agenda de ações permanentes da instituição voltadas à promoção da cidadania e do acesso à justiça.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
6 de novembro
Reunião de Diretoria (Fortaleza)
6 de novembro
AGE (Fortaleza)
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)