O diretor criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, defensor público Gerson Henrique Silva Sousa, ministrou palestra, nesta quinta-feira (09), para estudantes do ensino médio do Instituto Santo Agostinho, em Teresina. O defensor discorreu sobre bullying, cyberbullying e crimes contra a honra. A ida do defensor atendeu a convite da Coordenação do Instituto.
O diretor criminal da Defensoria, Gerson Henrique Sousa, destaca os temas abordados. “Estive presente hoje na unidade educacional para ministrar palestra sobre crimes contra a honra, bullying e cyberbullying para alunos do ensino médio. Foi um momento muito proveitoso em que trocamos ideias das implicações de condutas que afetam a esfera jurídica de outras pessoas, especialmente quando atos ilícitos são cometidos pela internet. Procurei assentar que a internet não é “terra sem lei” e que condutas desrespeitosas às pessoas podem trazer responsabilização jurídica, mesmo para adolescentes”.
Para o orientador educacional do Instituto Santo Agostinho, psicólogo Romeo de Carvalho, que trabalha com alunos do 9º ano ao pré-vestibular, a palestra foi esclarecedora. “Essa palestra é de muita importância para nossos alunos. Na realidade para todo o corpo escolar, porque traz essa identificação desses conceitos que são tão importantes e estão aí, dentro da Constituição, dentro de todas as leis que às vezes nossos alunos e professores não sabem. Então foi o momento de esclarecer alguns conceitos, algumas condutas, e as penas para algumas dessas condutas, que às vezes são maldosas e ferem as outras pessoas também”, disse.