A partir desta terça-feira (07), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) integra a rede de serviços de atendimento do Poupatempo Paraná, novo lançamento do Governo do Estado. O espaço inaugurado em Curitiba é a primeira unidade instalada e marca uma nova fase no atendimento ao cidadão, com foco em centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos estaduais. No espaço da Defensoria Pública, a população poderá agendar atendimentos e receber mais informações sobre o serviço.
Os atendimentos da unidade são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no estacionamento do Shopping Estação, na região central da capital. O Poupatempo oferece ao todo 240 serviços de órgãos estaduais e instituições parceiras. Para quem desejar agendamento e encaminhamento para o serviço da Defensoria, basta buscar o Balcão da Justiça.
“A população vai conseguir resolver questões relacionadas a divórcio, regulamentação de guarda e alimentos dos filhos, agendar o exame de DNA gratuito para reconhecimento de paternidade, atendimento à pessoa com deficiência, atendimento à mulher vítima de violência”, afirma Matheus Munhoz, defensor público-geral do estado. “Estaremos colocando cada vez mais serviços especializados para que a população possa, em uma única oportunidade, resolver todas as demandas que ela tem junto dos órgãos públicos”.
Inspirado no modelo de São Paulo, o Poupatempo Paraná é uma inovação e apresenta uma nova forma de atendimento público. Ao reunir, em um mesmo espaço, serviços que antes exigiam deslocamentos a diferentes órgãos, o atendimento é simplificado e garante uma resolução mais ágil dos problemas.
Durante o lançamento, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou a integração da Defensoria Pública entre os serviços oferecidos. “O objetivo é facilitar a vida das pessoas e garantir uma melhor prestação de serviço. Aqui os cidadãos paranaenses poderão solicitar a emissão de identidade, documentos do Detran-PR e resolver demandas da Defensoria Pública, Copel, Sanepar e Cohapar, tudo em um único local”, afirmou o governador.
Novidades
O planejamento indica que, até março do ano que vem, o serviço deve estar em cidades de todas as regiões do Paraná. Nos próximos meses, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária devem receber a novidade. O Governo do Estado planeja ainda um aplicativo vinculado ao Poupatempo.