A Defensoria Pública do Estado de Goiás, por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH/DPE-GO), promoveu escuta ativa e realizou atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade cigana Calon, no município de Itumbiara, no sul goiano. A ação ocorreu na quarta-feira e quinta-feira (08 e 09/10) durante o mutirão 'Territórios de Tradição e de Direitos', promovido pela Defensoria Pública da União (DPU). Além disso, teve a parceria do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO).
Subcoordenador do NUDH, o defensor público Breno Assis detalhou que a escuta ativa teve como objetivo compreender a realidade das famílias que vivem na comunidade. Durante a visita, foi possível verificar as condições de habitação e saneamento básico na localidade. Já no período da tarde de quarta, a Instituição participou de audiência em que foi firmado acordo entre a DPE-GO, a DPU e o MPF junto ao Município para que sejam cumpridas uma série de obrigações como infraestrutura, regularização e fornecimento de água para comunidades ciganas em três loteamentos.
Nesta quinta, a Defensoria Pública realizou atendimentos, como orientação jurídica em geral, segunda via de certidão de nascimento e casamento, requerimento para 2ª via de RG, divórcio consensual, dentre outros. Os serviços foram oferecidos no CRAS Buriti I, no Setor São Sebastião.
Ainda estiveram presentes o coordenador do NUDH, defensor público Tairo Esperança; a ouvidora-geral Ângela Cristina e a ouvidora Cláudia Nunes; a servidora Igue Lua Terezinha Santos Tavares, os servidores Thiago Henrique Nogueira Martins e Eduardo Ferreira, além do colaborador José Fernando Tolentino Filho.