A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou na quarta-feira (8) do ato de assinatura da portaria que institui a Escola Nacional de Acesso à Justiça (Enaju), durante o Encontro Nacional de Acesso à Justiça, aberto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no Palácio da Justiça.
“Tenho muita convicção de que a educação para o acesso à justiça e à democratização contribuirá para que nós internalizemos os direitos fundamentais e, assim, poderemos conviver em uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária”, frisou Lewandowski.
A Enaju é uma plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), voltada à formação cidadã e à capacitação em temas relacionados ao acesso à justiça. “Nossa proposta é disseminar a informação do acesso à justiça e a direitos para toda a população brasileira”, afirmou a secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho.
Participaram também a vice-presidenta jurídico-legislativo da ANADEP, Kelviane Barros (ADPEC); a diretora de relações internacionais, Juliana Lintz (ADPERJ); e a diretora legislativa, Rivana Ricarte.
PROGRAMAÇÃO
Já na quinta-feira (9), o vice-presidente institucional, Mário Rheingantz, integrou o painel “O sistema de justiça que queremos”, ao lado de representantes do Sistema de Justiça, da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Em sua fala, destacou o papel da Defensoria Pública na efetivação de direitos. "O sistema de justiça que queremos é aquele que olha para as pessoas. O trabalho da Defensoria é mais do que jurídico – é social, é humano e é profundamente democrático. A Defensoria Pública continuará a ser esse instrumento de esperança e de concretização dos direitos fundamentais. Onde há democracia, há justiça e cidadania.”
A vice-presidenta jurídico-legislativo da ANADEP, kelviane Barros, também acompanhou os debates.