A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, e o presidente da ADEPAR, Érick Palazzi, participaram nesta segunda-feira (06) da solenidade de posse dos 14 novos defensores e defensoras públicas do Paraná. Pela primeira vez, a cerimônia de posse foi realizada no Teatro Paiol - símbolo cultural e histórico da cidade de Curitiba.
Ao dar boas-vindas, Fernanda Fernandes destacou o papel essencial da Defensoria Pública como instrumento de cidadania e democracia. “É uma alegria participar deste momento tão significativo para a Defensoria Pública do Paraná. A posse de 14 novos defensores e defensoras representa o fortalecimento do nosso compromisso social e a ampliação do acesso à justiça. A ANADEP se coloca à disposição da Defensoria Pública do Paraná e de cada um e cada uma de vocês para seguir na luta pelo fortalecimento da nossa instituição e pela defesa intransigente dos direitos humanos” disse a presidenta da ANADEP.

O presidente da ADEPAR, Érick Lé Palazzi, reforçou a satisfação em acompanhar o crescimento contínuo da DPE-PR. “Hoje é a celebração do início de uma nova e transformadora jornada. O ciclo em que todo aquele esforço se converte em propósito. A partir de hoje, vocês não são mais candidatos; vocês são a materialização da esperança para milhares de paranaenses. Vocês são o instrumento pelo qual o direito fundamental de acesso à justiça será garantido aos mais vulneráveis”, ressalta Palazzi.
Com esta posse a Defensoria Pública chega a 170 defensores públicos, atuando na atividade-fim e na atividade-meio, espalhados e espalhadas pelas 74 cidades abrangidas pelas sedes físicas da instituição.
O V Concurso foi, até agora, o mais inclusivo da instituição, com reserva de vagas para candidatos e candidatas com deficiência, negros e negras, e, pela primeira vez, para pessoas trans e indígenas.