O defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou, no dia 02 do corrente mês, da VI Mesa Quilombola do Piauí. O evento realizado pelo Incra, reuniu cerca de 90 lideranças de 85 comunidades quilombolas de 39 municípios piauienses no Hotel Cajuína, em Teresina.
A programação incluiu momento de escuta das comunidades e diálogo com representantes de diversos órgãos públicos convidados, para efetivação de encaminhamentos para demandas que forem apresentadas.
“A Mesa Quilombola é um espaço de diálogo entre representantes das comunidades e órgãos públicos, com o objetivo de ouvir demandas, apresentar políticas públicas e construir compromissos concretos para o fortalecimento dos direitos quilombolas no estado”, disse a chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra/PI, Cláudia César.
“A Mesa Quilombola tem se consolidado como um espaço estratégico de interlocução entre órgãos, instituições e a sociedade civil, sendo também um espaço para acompanhamento da política de regularização fundiária e quilombola no Estado. A presença da Defensoria Pública no evento fortalece a escuta e a construção coletiva de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos dessas comunidades”, afirmou o defensor público Igo castelo Branco.