Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
07/10/2025

PB: Defensoria Pública e Secretaria de Educação de João Pessoa discutem projeto que reconhece práticas antirracistas nas escolas

Fonte: ASCOM/DPEPB
Estado: PB
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (6), a secretária de Educação de João Pessoa, América de Castro, para discutir a criação de uma parceria entre as instituições voltada à concessão do Selo Escola Antirracista, uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Proteção à Infância e da Juventude (Nepij) e pela Coordenadoria de Combate ao Racismo da DPE-PB.
 
A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas pedagógicas e institucionais que promovam a igualdade racial e o combate a todas as formas de discriminação no ambiente escolar. Para a construção do edital que regulamentará a certificação, será criado um grupo de trabalho com participação das secretarias de Educação (municipais e estadual) e da sociedade civil, que atuará na definição e avaliação dos critérios de concessão.
 
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, destacou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a sociedade e reduzir desigualdades históricas. “A educação tem um papel transformador na construção de uma sociedade menos racista. É nas escolas que se formam cidadãos mais conscientes, mais críticos e preparados para reconhecer e combater as desigualdades que ainda persistem. Por isso, iniciativas como essa, que unem a Defensoria Pública e a Secretaria de Educação, são fundamentais para promovermos uma cultura de respeito e valorização da diversidade. Trabalhar em parceria com a educação significa investir em mudanças que têm impacto direto na vida das próximas gerações e, consequentemente, no futuro mais justo e igualitário que queremos para todos”, afirmou.
 
A secretária América de Castro também reforçou a relevância da iniciativa e destacou a importância da parceria com a DPE-PB: “Eu acho muito bom esse olhar externo dentro da rede, para que a gente possa aprimorar ainda mais aquilo que a gente vem realizando. As temáticas aqui conversadas são temas que a gente, no dia a dia, já pratica na rede. E o olhar da Defensoria para nós é maravilhoso, porque traz a premiação, incentiva a rede e nos motiva a fazer ainda melhor o que já vem sendo feito”, destacou a secretária.
 
Também participaram da reunião o defensor da Coordenadoria de Combate ao Racismo, Denis Torres; a diretora-geral da Escola Superior da DPE-PB, Monaliza Montenegro; a assessora do Nepij, Raquel Sodré; a assistente social Céu Palmeira; e a ouvidora-geral da Defensoria, Inise Machado. Da Secretaria de Educação de João Pessoa, também participou Luciano Sousa. Já da sociedade civil, participaram Marli Soares, coordenadora executiva da Marcha Negritude Unificada-PB, e Leonardo Silva, do Observatório Antirracista.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
6 de novembro
Reunião de Diretoria (Fortaleza)
6 de novembro
AGE (Fortaleza)
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)