O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, promoveu nestas quarta e quinta-feira, dias 24 e 25, respectivamente, atividades com as pessoas assistidas da Instituição em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio.
Nos dois dias de ação, a psicóloga da Equipe Multidisciplinar Isabel Cristina Izzo, realizou palestras para as(os) assistidas(os), destacando a importância da valorização da vida e da saúde mental. Na oportunidade foram entregues mensagens motivacionais. Conteúdos que também foram expostos em balões amarelos que decoraram o espaço e reforçaram o simbolismo da campanha e a necessidade de promover diálogo e acolhimento.
Para o coordenador do Nuamac Gurupi, defensor público Iwace Antônio Santana, a ação reafirma o compromisso da Instituição com a dignidade humana. “Estas ações são efetivas e mostram aos nossos assistidos que a Instituição os respeita como individuo, em cada um de seus casos e necessidades. A ação foi bastante positiva.”
Para Isabel Izzo, é fundamental falar sobre saúde mental. “Pequenos gestos de apoio e escuta podem representar um caminho de esperança para quem atravessa momentos de fragilidade.”