A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou a inauguração oficial do Centro de Conciliação e Mediação (CCM) de sua Unidade em Ibirité. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (26/9) na sede da Instituição na comarca.
Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral do Estado Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias observou que a inauguração do CCM reforça a missão da Defensoria Pública em criar espaços de acolhimento às assistidas e assistidos e que promovam a atuação extrajudicial. “Construir uma instituição como a Defensoria Pública requer um empenho diário, mesmo que haja adversidades, porque ela é responsável por transformar vidas. A inauguração do Centro aqui em Ibirité me enche de orgulho e é um sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou a defensora pública-geral.
A coordenadora da Unidade de Ibirité, defensora pública Bruna Marcia da Veiga Pessanha Latgé, ressaltou a importância do Centro para a comarca. “A inauguração reforça o crescimento da Defensoria Pública na cidade e região, e proporciona um atendimento ainda melhor para o assistido, que é o nosso maior objetivo”, frisou a defensora.
Para a coordenadora Estadual dos Centros de Conciliação e Mediação da DPMG, defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, o Centro é um lugar que potencializa os caminhos para a resolução consensual e pacífica dos conflitos. “Com as possibilidades oferecidas pelo Centro de Conciliação, o assistido já vem se preparando desde o início para o diálogo e isso é fundamental para construir uma solução que envolva todas as partes e seja adequada a realidade de cada assistido”, pontuou.
Também prestigiaram a cerimônia o deputado federal Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho, e a deputada estadual Ione Pinheiro. Na ocasião, Pinheirinho relembrou o histórico de parceria com a instituição desde a época em que era prefeito de Ibirité: “A chegada da Defensoria Pública na cidade foi um grande passo para nossa população, haja visto o papel tão importante desempenhado por ela, e agora vendo esta sede com um novo espaço, tenho certeza de que vai só fortalecer mais ainda o trabalho já feito”.
Com a inauguração do CCM de Ibirité, a Defensoria Pública passa a contar com 33 Centros no estado.
O Centro de Conciliação e Mediação permite que assistidas e assistidos da DPMG possam construir soluções para seus conflitos de forma consensual, sem a necessidade de uma decisão judicial. O espaço também promove a conscientização, por meio de oficinas e ações de educação em direito.
Os moradores e moradoras de Ibirité e dos municípios de Sarzedo e Mário Campos interessados nos serviços oferecidos pelo Centro podem buscar Unidade da Defensoria Pública presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para avaliação do caso e agendamento.