A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA) , por meio das suas associadas e associados, promoveu em setembro uma série de ações no interior do estado para orientar a população sobre a Tarifa Social de Água e Esgoto (TSAE). As atividades aconteceram nas cidades de Brumado, Camacã, Luís Eduardo Magalhães, Cruz das Almas e Jacobina e Jequié com rodas de conversa e educação em direitos a famílias de baixa renda, quilombolas e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A presidenta da ADEP-BA, Bethânia Ferreira, ressaltou o papel dos associados na mobilização: “Esse movimento só aconteceu na Bahia graças ao engajamento dos defensores e defensoras, que foram ao encontro da população e garantiram que milhares de pessoas fossem orientadas sobre esse serviço essencial”.
A mobilização é parte da campanha nacional coordenada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Na Bahia, a ADEP-BA fortalece essa agenda ao levar atendimento para a população, garantindo acesso e suporte para que direitos fundamentais sejam efetivados.