A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) publicou no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (19) a nomeação de mais seis aprovados no 2º concurso público para ingresso na carreira de defensor(a) público(a). Esta é a terceira convocação desde a homologação do certame, em agosto de 2023.
Foram nomeados(as): Amanda Silva Farias Dias Pereira, Bruna Freitas do Valle Dias, Davi Malveira Pinheiro, Larissa Lima Barcellos de Araújo, Heloísa Bezerra Lima e Priscila Mendonça de Albuquerque, que passam a ocupar o cargo de Defensor(a) Público(a) de Categoria Inicial (DP-1).
Das seis nomeações, cinco são novas convocações e uma corresponde à reposição de vaga decorrente de exoneração.
Com esta publicação, a Defensoria já convocou 18 aprovados do concurso. A primeira lista incluiu 10 defensores(as), a segunda contemplou duas convocações adicionais, para reposição de vagas, e agora mais seis reforçam o quadro da instituição.
De acordo com a defensora pública-geral, Madalena Abrantes, a chegada de novos membros representa um avanço importante no fortalecimento da instituição e na ampliação do acesso à Justiça no estado. “Cada nomeação é motivo de alegria e esperança. Estamos ampliando nossa presença em mais comarcas e garantindo que cada vez mais paraibanos em situação de vulnerabilidade tenham a Defensoria como amparo. Essa é uma conquista que fortalece a cidadania e a justiça social”, destacou.
O concurso de 2022 foi um marco na adoção de ações afirmativas: das 20 vagas previstas no edital, quatro foram reservadas a pessoas negras e duas a pessoas com deficiência. Ao todo, 94 candidatos foram aprovados no certame.