Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/09/2025

MG: Defensoria Pública realiza Casamento Comunitário em Montes Claros

Fonte: ASCOM/DPEMG
Estado: MG
A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou neste sábado, 20 de setembro, o 2° Casamento Comunitário em Montes Claros. 56 casais oficializaram a união em cerimônia no campus universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  
 
Representando a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, a defensora auxiliar de Defensoria-Geral, Emília Eunice Alcaraz Castilho falou sobre a celebração do Casamento Comunitário como a prática da transformação social. Emília Castilho ressaltou a importância do amor conectado entre os corações e celebrado entre os casais e a união das famílias, mas destacou, também, a importância do vínculo formal. Picture
 
“O dia de hoje é de vocês e dos respectivos familiares, mas alegria também é nossa de poder participar desse momento. Desejo muito amor, muita cumplicidade, muita harmonia na caminhada de vocês. São meus sinceros votos para que vocês tenham uma caminhada de alegria junto com a família que vocês formaram ou já estão formadas. Que vocês sejam muito felizes nessa caminhada”, exclamou a defensora.  
 
O coordenador da Defensoria Pública em Montes Claros Cláudio Fabiano Pimenta, falou aos casais sobre o casamento como uma construção diária, por meio de pequenos gestos, apoio e carinho. “Em um mundo de tantas incertezas, vocês optaram por solidificar a relação, por investir no amor e na parceria. Que a jornada de vocês seja repleta de respeito mútuo, diálogo, compreensão e, acima de tudo, muito amor. Que a felicidade que vocês sentem hoje se multiplique a cada amanhecer. Desejo uma vida de cumplicidade, prosperidade e harmonia”, disse Cláudio Fabiano.  
 
O rito civil foi conduzido pelo juiz de paz Heitor di Menezes, do cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Montes Claros. Em sua fala, ressaltou a importância da família como base da sociedade, local onde as pessoas se sentem seguras e acolhidas e onde são repassados pelas gerações os princípios como respeito, bondade, paciência e reciprocidade.
 
“Cada um de você recebeu um presente. E é com este presente que vocês se comprometeram a caminhar todos os dias lado a lado. Portanto, são vocês os responsáveis por se amar, se entender, se aceitar, gerar novas vidas e, principalmente, colocar nessas vidas valores essenciais, primordiais e necessários para que a sociedade continue evoluindo, crescendo e fazendo a diferença no país, na cidade, no estado em que tanto sonhamos e que tanto cobramos’, disse o juiz de paz Heitor di Menezes. 
 
Mãe e filha  
 
Maria Denete e Heloísa são mãe e filha. As duas se casaram, com seus respectivos parceiros, durante a cerimônia do Casamento Comunitário de Montes Claros.  
 
Maria Denete e Job estão juntos há 20 anos. Cada um com filhos de outros casamentos. Heloísa e Napoleão estão juntos há sete anos e dois filhos. Job conta que quando se uniu a Mara Danete, Heloísa era apenas uma criança. “Conheci esta menina quando ela tinha quatro anos e hoje estamos tendo a alegria dela estar casando junto conosco”, disse job dos Santos.  
 
Tudo o que o casal deseja agora é continuar vivendo em harmonia, como vem sendo há 20 anos. “Não tivemos filhos juntos, mas tenho os filhos dela e ela, os meus. Tudo que quero agora é continuar vivendo bem, com paz, saúde e felicidade, curtindo os nossos netos’, declararam Job e Maria Denete.  
 
Para Heloísa também é uma emoção grande participar da cerimônia junto com a mãe e o padrasto. “Tanto eu quanto ela sonhávamos com o casamento e aproveitamos a oportunidade do Casamento Comunitário para realizar este sonho”, explicou a noiva.  
 
Para Napoleão, o Casamento Comunitário foi a chance para regularizar a situação do casal que já está junto há sete anos, com dois filhos e um terceiro a caminho. “Assim podemos acertar nossa situação civil”, completou.  
 
O Casamento Comunitário é um projeto que busca promover o pleno exercício da cidadania por meio da formalização da união dos casais, garantindo assim a proteção jurídica dos direitos civis e a regularização de relações familiares. 
 
O Casamento Comunitário é  uma realização  da DPMG, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios  e  Parcerias (CooProc), em conjunto com a Unidade de Montes Claros, em parceria com a Unimontes. 
 
A iniciativa contou com o apoio da oficiala do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Montes Claros, da Polícia Militar de Minas Gerais e da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG).  
 
A realização da solenidade teve o apoio do Bonjuá Hotel Fazenda, Padaria Grão de Trigo, Laser Dream – Depilação e Estética, Facinarte Bolos Cenográficos, Floricultura As Quatro Estações, Divino Spa e Karen Rocha – Beleza Estética, que foram responsáveis pela ornamentação e decoração do espaço e distribuição de brindes que foram sorteados entre os casais. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)