Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/09/2025

RO: Defensoria Pública obtém absolvição de assistido condenado com base em provas ilícitas

Fonte: ASCOM/DPERO
Estado: RO
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Núcleo de Segundo Grau Criminal – 31ª Defensoria Pública, obteve decisão liminar favorável no Superior Tribunal de Justiça em habeas corpus impetrado em defesa de assistido.
 
A ordem concedida determinou a absolvição do assistido, cuja condenação estava fundamentada em provas consideradas ilícitas, obtidas após ingresso policial em domicílio sem autorização judicial e sem comprovação de consentimento válido do morador.
 
Na manifestação apresentada, a Defensoria Pública demonstrou a nulidade das provas, ressaltando que a entrada na residência pela força policial aconteceu sem elementos comprobatórios de autorização livre, esclarecida e inequívoca por parte do assistido, bem como sem mandado judicial ou situação excepcional que justificasse o ingresso forçado, como flagrante delito ou razões fundadas e devidamente documentadas.
 
A defensora pública Mayra Carvalho ressalta a importância da decisão obtida no STJ. “A decisão representa importante avanço institucional na proteção dos direitos e garantias fundamentais, reafirmando o papel da Defensoria Pública na tutela jurídica de pessoas em situação de vulnerabilidade”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)