Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/09/2025

MS: Atuação da Defensoria corrige falha processual e leva à extinção de pena por prescrição

Fonte: ASCOM/DPE-MS
Estado: MS
Uma falha processual identificada pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul resultou na reabertura de prazo para recurso e, posteriormente, na extinção da punibilidade de uma assistida. O caso teve origem na comarca de Dois Irmãos do Buriti, onde a Justiça condenou uma mulher sem enviar os autos à Defensoria, descumprindo normas legais que garantem o direito à ampla defesa.
 
A ausência de intimação pessoal violou dispositivos do Código de Processo Penal e de legislações complementares federal e estadual, que asseguram à Defensoria o direito de ser formalmente comunicada para análise de eventual recurso. A falha levou ao trânsito em julgado indevido da sentença.
 
O defensor público Leonardo Gelatti Backes ingressou com pedido de revisão criminal no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), sustentando que a remessa dos autos é essencial para garantir a atuação técnica da instituição. “A intimação pessoal da defensora ou do defensor público, por meio da remessa dos autos, é imprescindível para garantir o exercício pleno da ampla defesa e do contraditório”, afirmou.
 
A 1ª Seção Criminal do TJMS reconheceu a nulidade e, por unanimidade, determinou a reabertura do prazo recursal. Com o processo retomado na comarca de origem, a Defensoria interpôs apelação. No julgamento do recurso, a 3ª Câmara Criminal constatou que o tempo decorrido entre a sentença e a nova análise ultrapassou o limite legal, resultando na prescrição penal.
 
Com isso, o Tribunal declarou extinta a punibilidade da assistida. “O respeito às prerrogativas da Defensoria Pública é garantia essencial às pessoas em situação de vulnerabilidade. A violação desse direito processual pode, como no caso, alterar o rumo de um processo e impactar decisivamente a liberdade”, finalizou o defensor.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)