Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/09/2025

MA: DPE garante mais de 500 atendimentos e mobiliza rede de proteção às mulheres em Buriticupu e Acailândia

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, entre os dias 25 e 27 de agosto, intensa programação alusiva à 9ª edição do projeto “Te Alui, Mulher”. As ações aconteceram nos municípios de Buriticupu e Açailândia. A iniciativa levou curso de design de sobrancelhas, atendimento jurídico gratuito, audiências públicas e discutiu estratégias que fortalecerão a rede de enfrentamento à violência de gênero na região.
 
O dia D de atendimentos aconteceu na última quarta-feira (27), com serviços jurídicos, de saúde e assistência social ofertados à população. Até o encerramento do mutirão foram contabilizados mais de 500 atendimentos em Buriticupu, consolidando a edição como histórica para o município. Com o painel “Cidade que cuida: como fazer de Buriticupu um lugar melhor para as mulheres viverem”, a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, participou, na terça-feira (26), de audiência pública na Câmara Municipal. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à proteção e à dignidade das mulheres.
 
“Nosso objetivo é que cada mulher se reconheça como sujeito de direitos e perceba que pode transformar a sua realidade. O ‘Te Alui, Mulher’ nasce desse compromisso de unir conhecimento, serviços e esperança”, destacou a subdefensora-geral.
 
Na sequência, também na terça-feira (26), a equipe da DPE/MA se reuniu com atores da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, na Secretaria Municipal da Mulher, em diálogo com a rede, para construir coletivamente um fluxograma de atendimento que garanta acolhimento efetivo às vítimas.“Esse trabalho conjunto fortalece nossas políticas e cria caminhos mais ágeis e humanos para atender as mulheres. Ter a Defensoria ao nosso lado amplia as possibilidades de segurança e cuidado”, avaliou a secretária municipal da Mulher, Euzilene Lopes.
 
O cronograma de atividades teve início na segunda-feira (25), em Buriticupu, com o curso de design de sobrancelhas, fruto de parceria entre a DPE/MA e a Equatorial Energia, por meio do Instituto Embelleze. Por lá, as buriticupuenses participaram de um curso profissionalizante de design de sobrancelhas e um bate-papo sobre direitos das mulheres, autonomia financeira e valorização pessoal. A ação, também em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sistema Nacional de Emprego (SINE), foi uma oportunidade de formação profissional e promoção da autoestima feminina.
 
“Aprendi uma nova habilidade que pode me ajudar a gerar uma renda. Além disso, foi um espaço em que nos sentimos valorizadas e ouvidas. Saio daqui com mais confiança em mim mesma”, afirmou a estudante Thayná Gomes.
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA EM AÇAILÂNDIA
 
Com o tema “Segurança para as mulheres: por uma Açailândia mais segura”, a convite da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA) e da Comissão da Mulher e da Advogada, a subdefensora-geral, Cristiane Marques, apresentou a palestra “Cidade que cuida: como fazer de Açailândia um lugar melhor para as mulheres viverem”. Durante a exposição, foram compartilhados dados preocupantes do estudo realizado pela Tewá 225, consultoria de impacto positivo. O estudo aponta que Açailândia ocupa a posição de 8ª pior cidade do Brasil para ser mulher, enquanto São Luís aparece como a 2ª pior capital do país.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)