Na manhã da última segunda-feira (18), o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Thiago Oliveira Rodrigues, conduziu um grupo de novos(as) defensores(as) públicos(as) em uma visita ao Memorial Casa Professora Maria Sueli, seguida por uma trilha às margens do Rio Parnaíba, na zona norte de Teresina. A atividade integra a programação do Curso de Formação Inicial da instituição.
A programação incluiu uma visita ao Memorial Casa Professora Maria Sueli, localizado na zona norte de Teresina, seguida por uma trilha às margens do Rio Parnaíba — região considerada berço histórico da capital piauiense. Participaram da atividade as defensoras públicas Jordanna Monteiro Sant’Ana e Siqueira, Mariana Gurgel Medeiros, Sarah Lopes Araújo, Yasmin Ushara de Carvalho Moura Barbosa, e o defensor público Thiago Silva Santos.FOTO2
Segundo o ouvidor-geral externo, a ação teve como propósito proporcionar uma experiência sensível e transformadora aos(às) novos(as) membros da instituição. “É uma inspiração para quem está iniciando esse ofício de defensor(a) público(a) e uma motivação para executar com mais humanidade e sensibilidade a garantia do acesso à justiça. Levar a Defensoria para perto das pessoas que historicamente estiveram distantes das instituições é um aprendizado que qualifica ainda mais quem estará na linha de frente do atendimento”, destacou Thiago Rodrigues.
Para a defensora pública Jordanna Sant’Ana e Siqueira, o momento foi marcante e enriquecedor. “A visita ao Memorial e à trilha pela região onde nasceu Teresina nos ensina sobre origem, ancestralidade e respeito. Nossa guia, Mãe Lúcia, nos alertou sobre o compromisso ético com as pessoas que carecem da Defensoria Pública, fortalecendo nossa esperança e consciência sobre o papel que exercemos na sociedade. Saímos de lá mais atentos, mais fortes e mais comprometidos com nossa missão”, afirmou.
O Memorial Casa Professora Maria Sueli é um espaço de memória viva, que homenageia a trajetória da educadora e ativista social Sueli, símbolo de resistência e luta pelos direitos das comunidades periféricas. A atividade reforça o compromisso da Defensoria Pública do Piauí com a formação humanizada e territorial de seus membros, valorizando o diálogo com os movimentos sociais e o protagonismo das lideranças comunitárias.