Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/08/2025

PR: Defensoria dá posse a seis novos defensores e defensoras públicas do Paraná

Fonte: ASCOM/DPEPR
Estado: PR
Nesta segunda-feira (18), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) deu posse a seis novos defensores e defensoras públicas. Eles são os primeiros aprovados no V Concurso da instituição a assumir suas funções e já iniciam, nesta terça-feira (19), o curso de formação. A preparação tem duração aproximada de uma semana e busca atualizar os(as) empossados(as) e inseri-los(as) no cotidiano da Defensoria.
 
A cerimônia de posse foi realizada na sede dos Núcleos Especializados, no bairro Batel, em Curitiba. Estiveram presentes o defensor público-geral Matheus Munhoz, a 1ª subdefensora pública-geral Lívia Brodbeck, a 2ª subdefensora pública-geral Thaisa Oliveira, além de representantes da Administração Superior, defensores(as), membros da Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), da Associação de Servidores Públicos do Paraná (ASSEDEPAR), da Ouvidoria-Geral, além de familiares e amigos.
 
O evento contou ainda com a presença do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), e da procuradora do Estado Fernanda Bernardo Gonçalves, representando o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.
 
Plano de expansão
 
A chegada dos novos defensores faz parte da implementação do plano de expansão da Defensoria Pública. O objetivo é consolidar e ampliar a presença da instituição em todo o estado. “A gente dá agora um grande passo na concretização do direito à defesa do cidadão paranaense. Nosso plano de expansão é todo focado na consolidação do modelo público de Defensoria. Estamos muito felizes com a chegada desses seis defensores e defensoras que optaram pela nossa instituição e pelo nosso Estado. A partir de agora, eles vão nos ajudar a aprimorar ainda mais o serviço que prestamos e que a população do Paraná tanto precisa”, afirmou o defensor público-geral, Matheus Munhoz.
 
A 1ª subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, ressaltou o caráter coletivo da construção desse plano: “Ele foi pensado, organizado e dialogado com diversas instituições para reafirmar o modelo público de assistência jurídica no Paraná. Esses seis aprovados(as) são muito especiais porque representam a primeira leva do nosso plano de expansão. Parabenizamos a todos(as) por essa conquista, que sabemos ser fruto de uma jornada difícil. Estamos muito felizes em recebê-los(as).”
 
Representatividade e diversidade
 
Durante a cerimônia, a nova defensora pública Mariá Magalhães Rocha fez um discurso emocionado sobre a importância da diversidade na instituição:
“Hoje, eu não discurso só por mim. Eu discurso pela Marisa que, anos atrás, lutou para ocupar esse espaço, mas também pela Rebecca, Simone, Marta, Érica, Layla, Tiago, Giovana, Maria Clara e Fernanda que se juntarão a nós. E, apesar de discursar por eles, não consigo dizer que estou representando todas as pessoas com deficiência. Não somos uma caixa fechada que sente e vive as mesmas limitações. Nossa luta é individual, somos heterogêneos, e é por isso que esse lugar precisa ser ocupado pelas mais diversas lutas, para que todos que chegarem à Defensoria buscando auxílio possam ouvir: ‘eu te entendo’.”
 
O V Concurso da DPE-PR reservou vagas para candidatos(as) com deficiência, negros(as), e, pela primeira vez, para pessoas trans e indígenas.
 
Curso de formação
 
Os novos defensores e defensoras participam até o dia 29 de agosto de um curso de imersão. A programação inclui mutirões de atendimento, atuação em júris e audiências de custódia, práticas na área de Família, além de treinamentos sobre sistemas e normas internas.
“Esse curso repete um modelo que tem dado muito certo. São atividades práticas e essenciais para que os(as) novos(as) defensores(as) possam cumprir suas funções nas comarcas em que atuarão”, explicou o diretor da Escola da Defensoria Pública do Paraná (Edepar), Leônio Araújo dos Santos Júnior.
 
Voz dos novos defensores(as)
 
Antonio Aldair Ferreira Almeida
 
“O processo para chegar aqui foi de muita luta. Precisei vir ao Paraná quatro vezes, sou da Bahia. Escolhi a Defensoria porque já trabalhava, desde 2018, na Defensoria da Bahia. Fiz nove provas até ser aprovado aqui. É uma alegria imensa, meu coração pulsa e pulsa verde.”
 
Luiza Oliveira Bengtsson
 
“É uma emoção indescritível. Foram muitos anos de batalha, mesmo com meus privilégios, para conquistar este cargo em uma instituição que pode transformar a sociedade. Queremos construir uma Defensoria cada vez mais forte e presente, prestando assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade.”
 
Mariá Magalhães Rocha
 
“A caminhada que iniciamos hoje é árdua e desafiadora, mas que a diferença nos impulsione. Que possamos construir mundos em que os muros sejam derrubados, os degraus transformados em caminhos planos de igualdade, e que a dor do outro continue nos tocando. Que nunca nos esqueçamos do que nos fez começar.”
 
Luis Renan Coletti
 
“Quero propor algo que chamamos de ‘quebra de protocolo’, cada vez mais presente nas Defensorias. Esse gesto reafirma o caráter horizontal, solidário e plural da nossa instituição. A Defensoria também se constrói com escuta, troca e representatividade.”
 
Lucas Magno de Oliveira Porto
 
“Nossa missão é como os nomes dos nossos rios – Iguaçu, Ivaí, Tibagi: fluxo contínuo. É romper barreiras, contornar obstáculos, sem nunca parar. Como águas que seguem em direção ao mar, devemos persistir em nossa missão transformadora. A justiça, quando verdadeira, é sempre incômoda para quem se beneficia da injustiça.”
 
Gabriel Tanaka Paraíso
 
"O momento da posse é de grande realização para todos que prestam concurso da Defensoria Pública. É muito gratificante participar de uma instituição tão importante para a justiça social. Ontem, foi um momento de muito acolhimento. E agora é o momento de agradecimento pelo acolhimento e pelo afeto que recebemos ontem, fazer parte do movimento de justiça social, e entregar justiça para aqueles que realmente precisam. Agora, é entrar em ação na prática todos os dias a partir de agora."
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)