A convite do deputado Reimont (PT/RJ), a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou da abertura da exposição "Nas Ruas e na Luta: memórias da resistência da população em situação de rua no Brasil". O evento aconteceu nesta terça-feira (19), na Câmara dos Deputados.
A mostra integra a programação do Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, no dia 19 de agosto, instituído pela Lei nº 14.873/2025.
O acervo reúne imagens, vídeos e depoimentos que representam a trajetória de organização e mobilização de pessoas em situação de rua pela garantia de direitos como moradia, trabalho, saúde, cultura e respeito.
A exposição relembra marcos da luta, como o Massacre da Sé, ocorrido em agosto de 2004, quando sete pessoas foram assassinadas enquanto dormiam no centro de São Paulo.
Para Reimont, presidente da CDHMIR, a exposição é “um compromisso com a memória, com a justiça e com a luta por uma sociedade mais humana e democrática. É preciso escutar quem vive nas ruas e garantir que seus direitos sejam efetivados”.
A exposição, organizada pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR), poderá ser visitada até 22 de agosto.