O presidente da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), Iderlipes Júnior, foi o entrevistado desta quarta-feira (06/08) no Programa Opinião, exibido pela TV Pantanal (canal 22). Conduzido pelos apresentadores Paulo Coelho e professor Lourembergue Alves, o programa abriu espaço para o defensor público abordar temas fundamentais da categoria, como os desafios da carreira, a valorização institucional e o papel estratégico do associativismo.
Durante a entrevista, Iderlipes destacou que está há um mês à frente da AMDEP e reafirmou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento da Defensoria Pública por meio da atuação associativa.
“A associação tem esse viés de fortalecimento do nosso membro associado e também atua na promoção da nossa classe. Entendemos a importância do associativismo para que aquele colega que está lá no interior, lidando com diversas questões jurídicas no dia a dia, se sinta respaldado pela nossa atuação, tanto administrativa quanto jurídica. Hoje, somos 146 associados, de um total de 220 defensores públicos no Estado. Estamos avançando e esperamos que mais colegas se unam a nós nessa jornada. O associativismo é fundamental para garantir uma carreira sólida e bem estruturada”, afirmou.
Em outro momento, o presidente da AMDEP também se dirigiu diretamente aos defensores que ainda não fazem parte da associação:
“Quero me dirigir aos não associados e fazer o convite aos colegas defensores que ainda não se associaram à AMDEP: venham contribuir, venham cobrar e venham ajudar no desenvolvimento da nossa carreira.”
Ainda durante sua participação, Iderlipes falou sobre a campanha nacional “Justiça Climática é Justiça Social”, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), da qual a AMDEP é parceira estratégica em Mato Grosso. A iniciativa busca promover o debate sobre a relação entre justiça ambiental, direitos humanos e inclusão social, com ações de conscientização e mobilização em todo o estado.
Os apresentadores do programa Opinião destacaram a importância de dar visibilidade ao trabalho da Defensoria Pública e abriram espaço para que os defensores possam, cada vez mais, divulgar suas ações em defesa da população em situação de vulnerabilidade.