Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/08/2025

RO: Defensoria Pública participa de palestra sobre adoção no Fórum de Cacoal

Fonte: ASCOM/DPERO
Estado: RO
Na última sexta-feira, 15, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), por meio do coordenador do Núcleo de Cacoal, defensor público Roberson Bertone de Jesus, participou de atividade realizada no auditório do Fórum da Comarca de Cacoal. Na ocasião, o defensor ministrou a palestra “Adoção: Direito, Proteção e Afeto”, promovida no âmbito do Programa de Preparação para Adoção, organizado pelo Núcleo Psicossocial (NUPS) do Tribunal de Justiça de Rondônia.
 
Durante a exposição, Roberson Bertone abordou questões práticas e jurídicas essenciais, como os diferentes tipos de adoção (grupo de irmãos, tardia, internacional, multiparental e monoparental), a possibilidade de mudança do nome da criança, a irreversibilidade da adoção e os direitos da criança adotada, incluindo o acesso ao processo judicial e à sua história de vida.
 
Ao final, o palestrante destacou a importância da iniciativa. “Eventos como este fortalecem a compreensão de que a adoção é, antes de tudo, um ato de amor responsável, pautado na proteção e na dignidade da criança e do adolescente. É uma alegria contribuir para que futuros pais e mães compreendam não apenas os aspectos legais, mas também os desafios e as belezas que envolvem essa escolha. Agradeço ao NUPS e ao Tribunal de Justiça pela parceria e pela oportunidade de dialogar sobre um tema tão transformador.”
 
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia reafirma seu compromisso de atuar de forma integrada com as instituições do sistema de garantia de direitos, promovendo ações que contribuam para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)