A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou a cerimônia de inauguração oficial de sua unidade em Salinas (região Norte do Estado) junto com o Centro de Conciliação e Mediação (CCM). O evento aconteceu nesta quarta-feira (6/8). A unidade da DPMG está localizada na Rua Doutor João Porfírio, nº 47, 2º andar – Centro.
A chefe de gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira, representou a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, na inauguração. Na ocasião, ela reafirmou o compromisso da Defensoria Pública em levar, cada vez mais, seus serviços para a população do norte do Minas Gerais.
“Este momento marca não apenas a abertura de um novo espaço físico, mas a consolidação de um compromisso institucional com a promoção da cidadania, da dignidade humana e da justiça”, afirmou Caroline Teixeira.
A chefe de gabinete também destacou que a Unidade de Salinas é a primeira a ser inaugurada dentro das celebrações rumo ao cinquentenário da Instituição, que completou 49 anos no último dia 4 de agosto.
Em seu pronunciamento, a coordenadora de Salinas, defensora pública Juliana Mendonça Evangelista, agradeceu a todos que ajudaram a construir a Unidade e ressaltou a necessidade de se promover um serviço público de qualidade para a população. “É um marco que reafirma o direito de todos ao acesso integral e gratuito à justiça. Nosso papel é amplificar voz, vez e dignidade, promovendo a esperança de uma vida melhor, especialmente para aqueles que mais precisam”, pontuou a defensora.
Em sua fala, a coordenadora da Unidade prestigiou todos aqueles que trabalham no dia a dia e ajudam a construir a Instituição junto à população
Além da Unidade, também foi inaugurado o Centro de Conciliação e Mediação (CCM), um espaço de resolução de conflitos de forma extrajudicial e pacífica. A coordenadora estadual dos CCM, defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, falou sobre o objetivo do espaço.
“Mais do que entregar um serviço de acesso à justiça, o Centro tem um compromisso de acolher as dores, os conflitos e os confrontos, transformando tudo isso em diálogo, para construir uma solução que envolva todas as partes; que seja ainda efetivo, duradouro e que ofereça uma pacificação”, pontuou.
A realização do CCM faz parte da missão da Defensoria Pública de Minas Gerais em expandir e promover os métodos extrajudiciais. Com a inauguração de Salinas, a Instituição chega ao marco de 30 Centros no estado mineiro.
Os moradores e moradoras de Salinas e dos municípios de Fruta de Leite, Novorizonte, Padre Carvalho, Rubelita e Santa Cruz de Salinas que precisam de atendimento podem buscar a Unidade da Defensoria Pública presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações o telefone é: (38) 3840-0554.
Presença
Também estiveram presentes na inauguração o defensor público da Unidade Salinas, Lucas Sapha Silveira de Almeida Leitão; defensor público e coordenador da regional norte, Cláudio Fabiano Pimenta; os defensores públicos auxiliares da Defensoria Geral, Alexandre Henrique Oliveira Barbosa e Guilherme Deckers; Defensora pública e assessora institucional, Carla Lima Dias França dos Santos; Vice-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Ligia Olimpo de Oliveira; assessor militar da DPMG, tenente-coronel PM Bruno D Assunção Coelho; prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias; vice-prefeito de Salinas, Dairton Neres; Deputado estadual Arlen Santiago; presidente da Câmara Municipal de Salinas, Marcelo Petrone Castro; presidente da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB-MG) Subseção Salinas, Edivan Rodrigues dos Santos; Juiz da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Salinas, Danilo Soares Cordeiro; Secretária da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Salinas, Melissandra Lourenco Cacique; procurador Municipal, Pablo Philipe Leste Mangueira de Oliveira; 1º Tenente Huemes Leonardo Otoni, comandante do 2º Pelotão da 2ª CIA Polícia Militar Independente de Salinas; coordenador regional de Salinas do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene-MG), Moacir Ferreira de Oliveira e o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Caio César Espírito Santo do Nascimento.