Em reconhecimento à dedicação, compromisso e luta pela promoção do acesso à justiça e cidadania a assistas e assistidos, a primeira turma de defensoras e defensores públicos aprovados no 2º Concurso Público da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) celebraram 10 anos de exercício na Instituição. A homenagem foi realizada na Unidade Marista, nesta quarta-feira (06/08).
Foi a partir de agosto de 2015 que Alexandre Moreira Lima, Anna Lina Bariani Araújo, Bruno Malta Borges, Cleyton Rodrigues Barbosa, Izabela Novaes Saraiva, Leonardo Cesar Luiz Stutz, Lúcio Flávio de Souza, Luiz Henrique Silva Almeida, Michelle Bitta Alencar de Sousa e Thiago Igor de Paula Souza, ingressavam na carreira de defensoras e defensores públicos em Goiás.
Nos últimos 10 anos, a Instituição cresceu, evoluiu a estrutura, os serviços oferecidos, aumentou seu corpo de colaboradores e foi reconhecida gradualmente pelo sistema de justiça estadual e nacional.
"Quero demonstrar o quanto todas e todos aqui contribuíram e ainda contribuem com a história e crescimento constante da Instituição. Que hoje, na celebração desses 10 anos de exercício como defensoras e defensores públicos, possamos honrar o passado e fortalecer o futuro da Defensoria Publica de Goiás", declarou o defensor público-geral Tiago Gregório Fernandes em sua manifestação de carinho aos homenageados.
As defensoras e os defensores públicos manifestaram muita emoção ao recordarem da trajetória de resiliência, desafios e conquistas. Na ocasião, todas e todos expressaram agradecimento por fazer parte da história, construção e evolução da Instituição que atua na promoção dos direitos humanos e na defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos. "Eu tenho muito orgulho de ser Defensor, de fazer parte dessa turma que está aqui comemorando esses 10 anos", afirmou o coordenador do Núcleo Especializado de Atuação Extrajudicial, defensor público Bruno Malta.
“Quero dizer que mais do que uma celebração pessoal, entendo esse reconhecimento como um tributo à missão coletiva que temos assumido com responsabilidade, zelo e compromisso na defesa intransigente dos direitos fundamentais, na promoção do acesso à justiça e no fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Ao longo dessa década, tive a honra de contribuir com o crescimento e com a consolidação da Defensoria Pública do Estado de Goiás como instrumento de transformação social, sempre nos pautando nos valores republicanos, na ética institucional e, sobretudo, na sensibilidade com a realidade das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, que são os nossos assistidos”, compartilhou o defensor público Cleyton Rodrigues.
"Vocês são responsáveis pela construção da defensoria pública que nós temos hoje", afirmou o subdefensor público-geral para Assuntos Institucionais Allan Montoni Joos. "Todos aqui presentes colaboraram e fizeram uma Defensoria mais forte!", apontou a subdefensora pública-geral para Assuntos Adminstrativos Lucianna Fernanda de Castro em sua fala.
O defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto agradeceu e parabenizou os colegas, ressaltando a importância de abrir caminhos e o espírito de força e coragem em sua atuação. Na ocasião, Salomão Neto representou a Associação Goiana de Defensoras e Defensores Públicos (AGDP).
A chefe de gabinete Ingrid Cardoso também foi homenageada. Em sua fala, Ingrid expressou gratidão e também parabenizou o grupo. O diretor de Assuntos Jurídicos, defensor público Luiz Paulo Barbosa e o diretor de Administração e Planejamento, Marcelo Graciano Soares também prestaram homenagens.
Na ocasião, cada membro da DPE-GO recebeu um certificado em agradecimento pela dedicação, compromisso e luta pela promoção do acesso à justiça e cidadania aos vulneráveis.