A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio do Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Saúde (NAJ Saúde), realizou uma visita à Clínica Recanto, que está localizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, na região de Brazlândia, na sexta-feira (1º/8). O espaço atende pacientes em situação de internação psiquiátrica. Na ocasião, a equipe verificou a estrutura física, conversou com profissionais e pessoas que estão internadas, acompanhou as rotinas de atendimento e identificou pontos positivos e as oportunidades de melhoria.
A atuação da instituição teve como objetivo garantir o respeito aos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, assegurando cuidado digno, humanizado e em conformidade com a legislação. O NAJ Saúde é especializado no atendimento jurídico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitem de consultas, exames, tratamentos, internações hospitalares e cirurgias, entre outros cuidados.
O Defensor Público-Geral substituto, Fabrício Rodrigues, explica que a instituição promove a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, às pessoas que buscam auxílio em relação a transtornos mentais. “A DPDF realiza articulações diversas e frequentes com as redes de saúde mental, de forma a garantir a eficácia dos encaminhamentos, além de fazer reuniões, estudos e discussões de caso, visitas técnicas domiciliares e institucionais”, explica.
A Defensora Pública e chefe do NAJ Saúde, Flávia Leite dos Santos, coordenou a equipe que visitou o local e conta o que concluiu. “Os pacientes com quem foi possível estabelecer diálogo relataram que se sentem bem cuidados e satisfeitos com o acolhimento na unidade. Nós detectamos muitos pontos positivos e alguns que precisam ser melhorados e serão relatados à clínica por meio de relatórios”, detalha.