Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/07/2025

CE: Defensoria revela perfil e desafios enfrentados por mulheres vítimas de violência

Fonte: ASCOM/DPECE
Estado: CE
O mês de agosto está se aproximando, simbolizado pela cor lilás ele marca um período de reforço na luta contra a violência de gênero, com o aumento de atividades, parcerias e pesquisas dedicadas ao tema. Foi em 7 de agosto de 2006 que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro mandato, sancionou a Lei Maria da Penha (nº 11.340), marco legal fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres. Reconhecida internacionalmente, a lei é considerada um dos instrumentos mais avançados de combate à violência doméstica e familiar.
 
Mas, para além do Agosto Lilás, a Defensoria Pública do Estado do Ceará atua durante todo o ano na conscientização e enfrentamento dessa violência, que mata milhares de mulheres no Brasil e no mundo. Os números comprovam a urgência do tema: somente no primeiro semestre deste ano, 24 mulheres foram assassinadas no Ceará — um aumento de 26,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 19 feminicídios. Só no mês de junho foram contabilizados 11 casos. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia e foram divulgados em julho pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
 
Como parte da Campanha Agosto Lilás, a Defensoria Pública do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NUDEM), realizará, no próximo dia 19, uma ação no bairro Vila Velha, com atendimento voltado exclusivamente às mulheres da região. Das 9h às 14h, haverá atendimento itinerante jurídico e psicossocial, com esclarecimento de dúvidas, ajuizamento de ações, pedidos de medidas protetivas, emissão de documentos e outros encaminhamentos necessários para a garantia de direitos das vítimas. As atividades acontecerão na Escola Municipal Antônio Correia. A partir das 15h, será promovida uma roda de conversa sobre violência doméstica e os mecanismos de proteção disponíveis. A iniciativa também integra o Programa Ceará com Direitos, que atenderá a população do bairro entre os dias 19 e 21 com serviços jurídicos, sociais e de saúde.
 
Para além das ações pontuais, a Defensoria Pública do Ceará está presente em diversos municípios, oferecendo atendimento jurídico, psicossocial e atividades educativas ao longo de todo o ano. Um levantamento realizado pelo NUDEM em Fortaleza mostra que, entre maio de 2024 e maio de 2025, 520 mulheres procuraram o Núcleo para resgatar seus direitos. A pesquisa traça ainda o perfil do público atendido.
 
De acordo com os dados, 84,84% das 520 mulheres assistidas pelo órgão se identificam como negras (pardas ou pretas). Embora a maioria se declare solteira, 61,15% conviviam maritalmente, mas acreditam não ter direito aos bens adquiridos durante a relação. Além disso, 43,26% estão inseridas no Programa Bolsa Família, sendo esse benefício a principal fonte de renda da família, e 84,22% residem sozinhas ou apenas com os filhos.
 
No recorte sobre vivências na infância, 44,04% afirmaram ter presenciado ou sofrido violência doméstica quando crianças. Quanto às formas de violência sofridas na vida adulta, 95,19% relataram violência psicológica; 56,15% física; 39,2% moral; 38,8% patrimonial e 2,30% sexual. No processo de rompimento com o ciclo da violência, 31,7% das mulheres o fizeram sem o respaldo de medida protetiva, enquanto 51,3% contaram com o apoio judicial.
 
Além da atuação diária nos núcleos, o NUDEM desenvolve e fortalece projetos e parcerias institucionais para ampliar o acesso à justiça e garantir proteção integral às mulheres em situação de violência. Um dos projetos, em parceria com o Tribunal de Justiça, é voltado à educação em direitos com homens autores de violência. “Nosso objetivo é promover a desconstrução do machismo e o cumprimento efetivo das medidas protetivas, por meio de cursos obrigatórios. De modo geral, os homens sempre pedem a dispensa da obrigatoriedade do curso — ainda há muita resistência”, explica a supervisora do NUDEM Fortaleza, defensora pública Jeritza Braga.
 
Também há parcerias na área da saúde, como o convênio com o curso de Odontologia da Unichristus, que oferece atendimento especializado a mulheres com sequelas físicas decorrentes das agressões. Em contrapartida, a Defensoria promove rodas de conversa com os alunos, sensibilizando-os sobre o tema. “Outra parceria importante é com a Unifor, que acolhe mulheres e seus filhos para acompanhamento psicológico, considerando que cerca de 70% das crianças atendidas são testemunhas da violência sofrida por suas mães”, acrescenta Jeritza.
 
Em articulação com a Secretaria da Educação, o núcleo atua ainda para garantir a matrícula escolar de crianças que precisaram mudar de endereço com suas mães por motivo de violência, mesmo fora do período regular, evitando a perda do ano letivo. Já a parceria com a Secretaria de Proteção Social desburocratiza a emissão de RG e CPF, e a cooperação com os cartórios facilita a emissão gratuita de certidões de nascimento. “Essas iniciativas reforçam a atuação extrajudicial da Defensoria Pública e demonstram o compromisso com a reconstrução da vida das mulheres, a partir de uma rede de cuidado, escuta e garantia de direitos”, conclui a defensora.
 

Acesse a cartilha da Defensoria sobre o tema, clique aqui

Serviço:
 
NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – NUDEM 
 
Horário de funcionamento: de 8h às 12h e de 13h às 17h
 
SERVIÇO
Nudem Fortaleza
Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes (dentro da Casa da Mulher Brasileira)
(85) 3108.2986 | 9.8949.9090 | 9.8650.4003 | 9.9856.6820
 
Nudem Caucaia
Rua 15 de Outubro, 1310, Novo Pabussu (sede da Defensoria Pública)
(85) 3194.5068 | 5069 (ligação)
 
Nudem Maracanaú
Shopping Feira Center – Avenida 1, número 17, Jereissati I (sede da Defensoria Pública)
(85) 3194.5067 (só ligação) | 9.9227.4861 (ligação e WhatsApp)
 
Nudem Sobral
Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n, Cidade Geraldo Cristino (dentro da Casa da Mulher Cearense)
 
Nudem Quixadá
Rua Luiz Barbosa da Silva esquina com rua das Crianças, no bairro Planalto Renascer (dentro da Casa da Mulher Cearense)
 
Nudem Crato
Rua André Cartaxo, 370 – Centro (sede da Defensoria Pública)
(88) 3695.1750 / 3695.1751 (só ligação)
 
Nudem Juazeiro do Norte
Av. Padre Cícero, 4501 – São José (dentro da Casa da mulher Cearense)
(85) 98976.5941 (ligação e WhatsApp)
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
25 a 27 de setembro
II Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)