A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou, na sexta-feira (18/7), da cerimônia de recondução de Victor Hugo de Souza Lima à frente da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), biênio 2025-2027. O evento, realizado no auditório do edifício-sede da entidade, contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, membros da Instituição, servidores, familiares e amigos, celebrando um momento de reconhecimento e continuidade da gestão.
A posse foi formalizada por meio da assinatura do termo de recondução e da entrega do capelo — símbolo do cargo — realizada pelo Defensor Público-Geral, em exercício, Diego César dos Santos. Eleito com 91 dos 97 votos válidos, Victor Hugo demonstrou ampla aprovação entre seus pares, refletindo a confiança na continuidade de um trabalho marcado por inovação, comprometimento institucional e resultados concretos.
“Ser reconduzido a esta honrosa função é, antes de tudo, uma convocação para servir ainda mais e melhor. Agradeço a confiança da nossa valorosa instituição e reafirmo o meu compromisso inabalável com a defesa dos direitos humanos, com o fortalecimento das garantias individuais e coletivas e, sobretudo, com a ampliação do acesso à justiça para quem mais precisa", afirmou Victor Hugo.
Durante a posse, a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, destacou a recondução de Victor Hugo como símbolo de valorização da justiça e da cidadania no estado. A dirigente ressaltou o apoio da ANADEP à DPE-RO, pontuando que está foi sua primeira visita à terra amazônica.
"A ANADEP segue ao lado da Defensoria de Rondônia para garantir condições dignas de acesso à justiça, para que cada defensor e defensora possa cumprir, com excelência, com estrutura adequada e valorização institucional, essa missão essencial para a democracia e para a cidadania. Parabéns a você, parabéns à Defensoria Pública de Rondônia, parabéns ao povo rondoniense. Que os próximos anos sejam ainda mais férteis em justiça, cidadania e reconhecimento institucional. Muito obrigada por me receberem tão bem nesta minha primeira vez nesta terra abençoada. É uma honra poder somar a minha voz à de vocês nesta causa que nos é tão cara", pontuou.
Avanços
A recondução ocorre após uma primeira gestão expressiva, na qual a Defensoria Pública obteve avanços significativos. Entre os destaques do biênio 2023–2025 estão a realização de quase 400 mil atendimentos apenas em 2024; a criação do Núcleo de Atendimento Virtual (NAV), sendo pioneira entre as Defensorias estaduais; a implantação do Núcleo de Segurança Institucional (NSI); a posse de novos defensores e servidores; e a realização do III Concurso para Técnico e Analista. No campo da inovação, a instituição foi reconhecida nacionalmente ao conquistar o 2º lugar no Prêmio de Boas Práticas em Tecnologia, durante o I Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia (CNTI).
Além disso, foram promovidos diversos eventos institucionais, como a 4ª Corrida da Defensoria, o 9º Congresso Institucional, os 1º e 2º Congressos de Aniversário e o 3º Curso de Formação de Defensores Populares. A gestão também lançou o Planejamento Estratégico 2025–2028, inaugurou novos núcleos no interior do Estado e fortaleceu a estrutura da instituição com a chegada de novos membros, servidores e estagiários.
Como reconhecimento ao compromisso com a transparência e a boa governança, a DPE-RO recebeu ainda o Selo Diamante de Transparência Pública, reafirmando seu papel como instituição essencial à justiça e à promoção da cidadania. A recondução de Victor Hugo de Souza Lima simboliza não apenas a valorização do trabalho realizado, mas também a continuidade de um projeto institucional comprometido com a eficiência, a inovação e a ampliação do acesso à justiça para todos os rondonienses.