Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
10/07/2025

SC: Defensoria conclui projeto com UDESC para tornar a comunicação mais clara e acessível

Fonte: ASCOM/DPESC
Estado: SC
A Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE/SC) concluiu nesta quarta, 09, a última etapa da Oficina de Linguagem Simples, realizada em parceria com a Universidade do Estado (UDESC). A iniciativa teve como objetivo principal tornar mais compreensíveis os textos do site institucional, facilitando o acesso à informação para quem mais precisa dos serviços da Defensoria.
 
Na visão do defensor público-geral, Ronaldo Francisco, a iniciativa reforça a missão da Defensoria de ser cada vez mais próxima da população:
 
"A linguagem simples já é praticada em diversos órgãos públicos e tem por objetivo principal ajudar todos os cidadãos e cidadãs a encontrar, entender e usar informações publicadas pela administração pública. Queremos garantir que nossa comunicação seja sempre clara, transparente, compreensível pelo cidadão médio brasileiro, fugindo do famoso; e assegurando que a democracia se realize de verdade".
 
O projeto faz parte de uma parceria construída entre a ouvidora-geral, Maria Aparecida Caovilla, e a UDESC, sob orientação da professora dra. Micheline Gaia Hoffmann, do Departamento de Administração Pública, e do Programa de Extensão Mundus Conventus. A ouvidora buscou essa aproximação com o objetivo de fortalecer ações que tornem a comunicação da Defensoria mais acessível para a população. A organização da participação da Defensoria ficou a cargo de Iara Lopes, do Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento (CECADEP), que mobilizou representantes de setores diretamente ligados ao atendimento e à comunicação com o público, como Triagem, Ouvidoria e Atendimento.
 
Para a ouvidora-geral Maria Aparecida Caovilla, a ação reforça o papel da Defensoria de promover a educação em direitos. "Garantir que todos entendam seus direitos e os serviços oferecidos tem um impacto direto no dia a dia da Defensoria e na relação com quem nos procura", destaca. 
 
Trabalho coletivo
A atividade fez parte da disciplina Inovação no Serviços, ministrada pela professora Micheline. Ao longo do semestre, os alunos da 5ª fase do curso de Administração Pública tiveram contato mais direto com as demandas práticas da área de estudo por meio da parceria: "Estamos mostrando aos alunos que buscar essa inovação amplia o acesso aos direitos do cidadão e entrega de valor para a sociedade", reforça. 
 
Entenda o andamento do processo:  
- O projeto começou no início de junho, com uma oficina teórica e prática ministrada na Udesc pela jornalista e pós-doutora em Comunicação (USP) Amanda Souza de Miranda. Servidores da Defensoria e estudantes da universidade estadual aprenderam os princípios da linguagem simples e já começaram a aplicar o método em textos reais do site.
- Na segunda etapa, os grupos continuaram o trabalho conjunto, ajustando conteúdos para deixá-los mais diretos e fáceis de entender. As equipes produziram diferentes versões com base no método apresentado na oficina teórica. 
- Já no fim de junho, a Defensoria recebeu a visita dos alunos da UDESC. Eles levaram os textos impressos e conversaram com alguns assistidos durante a triagem para avaliar, na prática, se os conteúdos que haviam produzido para o site estavam claros e acessíveis para o público atendido.
- Por fim, nesta última etapa, os estudantes voltaram à sede da DPE para apresentar a conclusão do trabalho. Os textos foram reescritos com foco no público atendido, explicando de forma simples o que faz a Defensoria, como acessar os serviços e quais são os critérios de atendimento. 
 
A estudante Maria Luíza Miranda destacou que foi uma experiência muito rica poder devolver para a sociedade o que eles receberam por meio do acesso à educação superior: "Foi muito bacana poder conversar com os assistidos para simplificar a linguagem e ajudar a fortalecer o entendimento dos direitos".
 
Para o chefe de gabinete, defensor público Tiago Queiroz da Costa, o projeto trouxe muitos aprendizados para a instituição, que pretende apresentar, nos próximos meses, uma política interna de linguagem simples: "Nosso objetivo é construir uma comunicação mais eficiente que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados e na imagem da instituição junto à sociedade", finaliza.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
30 e 31 de outubro
Encontro da Região Norte e Nordeste (Fortaleza)
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)