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08/07/2025

DF: Vigésima quinta edição do Dia da Mulher da DPDF ultrapassa a marca de dois mil atendimentos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
A 25ª edição do Dia da Mulher da DPDF realizou 2.008 mil atendimentos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade. Com ações mensais desde maio de 2023, a iniciativa tem como principal objetivo promover dignidade, acolhimento e transformação social por meio de uma série de serviços nas áreas jurídica, de saúde, assistência social, cidadania e bem-estar. A ação, que já se consolidou como uma das mais relevantes de promoção de direitos e cidadania a mulheres, realizou, em 25 edições, 44.857 mil atendimentos gratuitos, reafirmando o compromisso da instituição com a dignidade, o acolhimento e a transformação social das mulheres do DF.
 
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, o projeto já se consolidou como uma política pública permanente de atenção às mulheres. “A cada edição, o Dia da Mulher fortalece o compromisso com uma instituição mais próxima, sensível e transformadora. São diversos atendimentos que refletem a força de uma rede comprometida com a equidade, a inclusão e a justiça social. Essa ação é sobre cuidar, escutar e transformar realidades”, comemorou.
 
A moradora do Paranoá Valdirene Almeida, de 68 anos, participou da 25ª edição do Dia da Mulher promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. Ela recebeu orientação jurídica, aferição de pressão, atendimento com psicóloga, além de voucher para exames laboratoriais e corte de cabelo. “É muito bom ver um evento voltado para nós, mulheres, que muitas vezes não temos acesso fácil a esses serviços. São diversos atendimentos oferecidos em um só lugar, o que facilita muito a vida de quem precisa. Estão todos de parabéns pela organização e pelo cuidado com a gente”, elogiou.
 
Com edições mensais desde maio de 2023, o projeto evidencia não apenas sua relevância, mas também sua eficácia como política pública. O Dia da Mulher tem sido um verdadeiro farol para aquelas que, muitas vezes, enfrentam contextos de exclusão, violência ou negligência. Ao priorizar o cuidado com o ser humano em sua totalidade, a iniciativa contribui diretamente para romper ciclos de vulnerabilidade e promover transformações sociais reais e duradouras.
 
A cada nova edição, o Dia da Mulher se fortalece como uma referência no acolhimento institucional e no acesso à justiça social, ampliando parcerias, diversificando os atendimentos e chegando cada vez mais perto das mulheres que mais precisam. É uma ação que inspira, mobiliza e reafirma o papel essencial da Defensoria Pública como agente de transformação na vida de milhares de cidadãs do DF.
 
Serviços prestados
 
Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF):
Mediação e conciliação;
 
Orientação jurídica;
 
Iniciais de Família e de Saúde;
 
Exames de DNA gratuitos;
 
Atendimento psicossocial (Suap).
 
Escola Nacional de Acupuntura (Enac):
Auriculoterapia;
 
Ventosaterapia.
 
Núcleo Judiciário da Mulher (TJDFT):
Prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher;
 
Atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização;
 
Materiais informativos voltados ao público do evento.
 
Polícia Militar do DF – PROVID:
Orientação e prevenção à violência doméstica.
 
Procuradoria Especial da Mulher:
 
Recebimento de denúncias de violência institucional contra mulheres;
 
Recebimento de denúncias de assédio sofrido por mulheres no ambiente de trabalho;
 
Orientações sobre direitos das mulheres e políticas públicas;
 
Distribuição de materiais educativos e informativos.
 
Senac Cursos:
Cadastro no Programa Senac – cursos de gratuidade.
 
Secretaria de Desenvolvimento Social – Cras Móvel (senhas limitadas):
 
Serviços socioassistenciais.
 
Secretaria da Mulher:
Orientações a mulheres vítimas de violência;
 
Esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas;
 
Distribuição de absorventes;
 
Panfletos informativos.
 
Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab):
Atendimento para regularização e inscrição em programas habitacionais.
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet):
Vagas de emprego;
 
Cesta do trabalhador;
 
Atendimento ao empregador;
 
Orientação quanto à CTPS Digital;
 
Programa Prospera (Microcrédito);
 
Inscrições e orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF;
 
Seguro-desemprego;
 
Orientação profissional.
 
Secretaria da Pessoa com Deficiência:
Cadastro da pessoa com deficiência;
 
Carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
 
Solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência;
 
Orientações para a concessão de Passe Livre-PCD;
 
Orientações para a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
Instituto Fecomércio:
Vagas de estágio ou jovem aprendiz para estudantes de ensino médio, técnico e superior (para a efetivação do cadastro, é necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais).
 
Caixa Econômica Federal:
Emissão de boletos;
 
Emissão de cartão social, poupança e conta corrente;
 
Consulta ao PIS e ao FGTS;
 
Renegociação de dívidas.
 
Sesc (senhas limitadas):
Mamografia;
 
Exame citopatológico;
 
Odontologia (limpeza e restauração).
 
BRB:
Cadastro no BRB Mobilidade;
 
Solicitação e cobrança de 2ª via do Cartão Mobilidade.
 
Secretaria de Saúde:
Multivacinação.
 
Creas Migrantes (senhas limitadas):
Atendimento e orientação multilíngue a mulheres migrantes.
 
Escola de Barbeiro Roberto Ramos:
Corte feminino;
 
Corte masculino;
 
Barba.
 
Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) – Subav:
Acolhimento/Apoio psicossocial;
 
Orientação à população vítima de violência.
 
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb):
Distribuição de água potável;
 
Negociação e renegociação;
 
Alteração de titularidade;
 
Suspensão de fornecimento e religação;
 
Revisão de conta;
 
Agendamento de atendimento.
 
Secretaria de Turismo:
Atendimento para emissão de Carteira do Artesão;
 
Serviços relacionados ao trabalho manual.
 
Secretaria de Educação:
Cartão Creche;
 
Cartão Material Escolar.
 
Integracor Medicina Cardiovascular:
Consulta com médico cardiologista.
 
Neoenergia:
Esclarecimento de dúvidas;
 
Solicitações de serviços;
 
Atendimento com a área de eficiência energética com a divulgação de ações para redução de consumo;
 
Substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED.
 
Instituto Sabin:
Distribuição de vouchers para exames laboratoriais.
 
Studio Beauty:
Corte feminino;
 
Escova;
 
Design de sobrancelha.
 
Programa Volte a Sorrir:
Odontologia para mulheres em situação de violência.
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