Com cerca de 150 famílias, a comunidade do Ramal do Junqueira, localizada na zona rural do município de Rio Branco, teve acesso à justiça, cidadania e direitos, neste sábado, 5. A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), por meio do programa Defensoria Itinerante, esteve presente na comunidade promovendo assistência jurídica gratuita para os moradores.
Durante a ação, foram oferecidos serviços como consulta processual, orientação e atendimento jurídico nas áreas cível e criminal. Além do suporte jurídico, a população também teve acesso a serviços na área da saúde, orientações sobre direitos do consumidor e sobre opções de crédito rural.
“A ação realizada aqui tem uma grande importância e representa uma parceria muito boa com a Defensoria Pública, porque o pequeno produtor, o colono, muitas vezes não tem acesso a esse tipo de serviço. A vinda da Defensoria até a comunidade e a oferta desse benefício de forma direta são muito significativas para todos nós da Associação do Ramal do Junqueira”, afirmou o presidente da associação, Odair Lima.
A moradora Simone Peres foi uma das assistidas pela Defensoria durante o atendimento itinerante, e ficou satisfeita com a assistência jurídica para retificação da certidão de nascimento, que constava o nome da mãe errado no documento.
Na ocasião, os moradores também reivindicaram melhorias no tráfego do ramal. “Sempre é bom ter esse tipo de atendimento aqui para nós. O que a gente precisa mesmo é de ajuda para o ramal, porque quando chove ninguém consegue sair, e no inverno fica ainda pior”, contou a moradora Fátima Teles, que participou da ação e aproveitou para tomar a vacina contra a gripe.
“É gratificante para a Defensoria Pública trazer os serviços da instituição até a comunidade. Seguimos cumprindo nossa missão, atendendo às necessidades de comunidades vulneráveis e reforçando nosso compromisso com a população”, frisou o defensor público Gerson Boaventura, que coordenou os atendimentos durante o evento.
Participaram também do atendimento, os assessores jurídicos, Luiz Felipe Gomes e Katiucha Barbosa, com o apoio da servidora Geisyla Carvalho.
A ação, promovida pela Associação de Produtores Rurais do Ramal do Junqueira, contou com o apoio do gabinete do vereador Felipe Tchê e parceria do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Sicredi.