Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/07/2025

ES: Defensoria e Sedu levam projeto de combate à violência contra mulheres para as escolas do estado

Fonte: ASCOM/DPES
Estado: ES
A Defensoria Pública do Espírito Santo e a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) assinaram um termo de cooperação técnica para levar o programa Defensoria Delas para as escolas do estado. O programa, que já chegou a 11 escolas, é uma iniciativa da Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, executada pelo Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres.
 
O Defensoria Delas nas Escolas é permanente e atua diretamente na formação de consciência crítica de estudantes do ensino fundamental e médio, promovendo direitos, enfrentamento às violências e incentivando relações baseadas no respeito, na equidade, liberdade e fortalecimento da cidadania plena desde os bancos escolares.
 
A partir da perspectiva pedagógica e da educação em direitos, o programa permite a identificação precoce de situações de abuso e a ativação da rede de proteção, em especial nos casos de múltiplas vulnerabilidades (gênero, raça, território, deficiência, pobreza), que acentuam os riscos à integridade física e emocional das meninas.
 
“Estamos dando um passo essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres, levando informação, reflexão e consciência crítica às nossas crianças e adolescentes. Sabemos que a transformação social começa pela educação, e é na escola que formamos valores, desenvolvemos empatia e quebramos ciclos de violência. Ao fomentar o respeito, a equidade e a cidadania desde os primeiros anos escolares, estamos investindo em um futuro mais seguro para nossas meninas e para toda a sociedade”, disse o defensor público-geral, Vinícius Chaves.
 
De acordo com a cooperação, a Defensoria será responsável por planejar e executar as atividades pedagógicas e formativas; disponibilizar equipe técnica para a condução de oficinas e rodas de conversa. Já Sedu deverá escolher, mobilizar e articular as escolas da rede estadual para participação no projeto; garantir apoio institucional, logístico e operacional para a realização de ações, colaborar com a produção de material didático, informativos e outros.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)