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12/06/2025

MG: Defensoria Pública presta atendimento totalmente gratuito e alerta para golpe contra pessoas assistidas pelo Whatsapp

Fonte: ASCOM/DPEMG
Estado: MG
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) alerta as pessoas assistidas sobre um golpe que vem sendo aplicado pelo Whatsapp. Criminosos enviam mensagens se passando por defensoras e defensores públicos, ou servidoras e servidores, pedindo dinheiro para a continuidade ou finalização de um atendimento.
 
A orientação é ignorar as mensagens deste tipo e, em caso de dúvida, procurar a Unidade da DPMG mais próxima. Clique aqui para ver a lista das Unidades. A Defensoria Pública é uma instituição pública, com a premissa constitucional de garantir às pessoas – principalmente as de baixa renda – o acesso integral e totalmente gratuito à Justiça.
 
Defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores jamais solicitam transferências ou pagamentos de qualquer natureza nem pedem o fornecimento de senha bancária. A Defensoria Pública pode entrar em contato pelo número do Whatsapp cadastrado pela pessoa assistida apenas para informar sobre audiências ou andamento do processo.
 
O golpe vem sendo aplicado contra assistidas e assistidos das Defensorias Públicas de todo o país. Em Minas, casos já foram registrados em Belo Horizonte e vários municípios do interior.
 
As orientações são as seguintes:
 
– Cuidado com fraudes: Se alguém se passar por representante da Defensoria Pública e solicitar pagamentos, não responda. Nossa atuação é sempre gratuita e transparente.
 
– Orientação jurídica e apoio: Oferecemos orientação jurídica, defesa em processos judiciais e extrajudiciais, além de apoio em diversas áreas do Direito, sem nenhum custo.
 
– Nossa atuação depende apenas da apresentação de listas de documentos e comprovantes de renda, para averiguar se a pessoa se encaixa nos nossos critérios socioeconômicos.
 
– Atenção: Denuncie qualquer tentativa de fraude ou cobrança indevida relacionada à Defensoria Pública. Procure nossas Unidades e/ou a autoridade policial.
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