Na última quinta-feira (05), a ADPERGS, em parceria com a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (Fesdep), Ouvidoria da DPE/RS e Núcleo de Defesa da Mulher, promoveu um debate cultural com a Deputada Federal do Rio Grande do Sul Fernanda Melchionna, sobre seu livro “Tudo Isso é Feminismo?: uma Visão Sobre Histórias, Lutas e Mulheres”. O evento híbrido ocorreu na sede na ADPERGS, em Porto Alegre, e contou com a mediação da presidenta da entidade, Maína Pech, do Ouvidor-Geral da DPE/RS, Rodrigo de Medeiros, da diretora-presidenta da Fesdep, Juliana Lavigne e da Defensora Pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher, Paula Britto Granetto, além da participação de associadas e associados, que puderam acompanhar também no formato online.
O encontro abordou temas como a evolução histórica do movimento feminista, desafios atuais e a importância de um feminismo interseccional. Além disso, discutiu-se o papel da Defensoria Pública na defesa dos direitos das mulheres e grupos vulneráveis, bem como estratégias para ampliar seu alcance e efetividade.
A Deputada destacou que, o que a mantém motivada para continuar lutando mesmo com tantos desafios, é enxergar o progresso existente e os direitos obtidos, conquistados a partir da luta de tantas mulheres ao longo da história. “O que me agarra nesses períodos difíceis, é enxergar a história, porque, se ninguém contar a nossa história, ela vai ser apagada. Então, eu leio uma biografia, uma história legal de determinada luta e me sinto mais motivada para seguir”, contou.
Também debateu-se sobre a importância do livro e a criação, por parte da Defensoria Pública, a partir de sugestão da Defensora Paula Granetto, de uma cartilha mais acessível baseada nele, para a distribuição em comunidades, realizando discussões sobre o tema. “Gostei muito da ideia da cartilha, com certeza irei no lançamento. Uma das ideias que tive quando escrevi o livro, era de fazer esses debates com as comunidades, e a cartilha vai ajudar, porque é uma leitura mais rápida, então acho que vai ser ótimo para alcançar um público mais amplo”, ressaltou Fernanda sobre a criação do material.
Encerrando o evento, a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, agradeceu a participação da Deputada. “Te agradeço a oportunidade de te ouvir pessoalmente, parabéns mais uma vez pelo livro, ele é muito didático, e dessa forma conseguimos fazer toda a retomada histórica do feminismo com muito brilhantismo”, finalizou. Na sequência, a presidenta presenteou a convidada com uma lembrança, seguido por um momento dedicado a fotos e autógrafos.