Eloi Ferreira Maciel, de 71 anos, se casou em 1976, em São Raimundo Nonato, no Piauí. Nove anos depois decidiu se separar da esposa e se mudou para Valparaíso de Goiás. Agora, 40 anos depois, decidiu formalizar o divórcio, buscando assistência jurídica na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). O caso foi atendido pelo Núcleo Especializado em Atuação Extrajudicial (NAE), no mutirão de mediação extrajudicial realizado nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/06). No evento, foram realizadas cerca de 40 sessões, beneficiando aproximadamente 80 pessoas.
Em 2024, Eloi busco assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado de Goiás. Como não sabia o paradeiro da ex-esposa, a 1ª Defensoria Pública Especializada de Atendimento Inicial de Família, Sucessões e Infância e Juventude de Valparaíso de Goiás, tentou judicializar a demanda. O processo, porém, foi arquivado, uma vez que a mulher se encontrava em um local sem defensoria pública instalada.
Como a única possibilidade para o divórcio seria por meio da mediação, um amigo de Eloi foi atrás e conseguiu localizar o telefone da ex-companheira, permitindo que os dois agendassem um horário para a sessão de mediação extrajudicial. Segundo Eloi, o encontro foi tranquilo e resultou em um acordo amigável, evitando a necessidade de processo judicial. Como ela mora em Minas Gerais, o atendimento aconteceu de forma híbrida, por meio de uma ligação de vídeo.
“Desde a primeira vez que vim aqui fui bem atendido. Hoje o atendimento foi muito rápido, todos foram educados e tudo foi muito bem explicado, eu adorei”, afirmou o assistido. “Estou me sentindo outra pessoa. Cada um está vivendo a sua vida, todos com saúde. Estou muito feliz e agradeço vocês por tudo”.
A ação foi coordenada pela defensora pública Jéssica Santos Ângelo, subcoordenadora do NAE. As sessões de mediação tiveram como foco a resolução de conflitos familiares, como guarda, pensão alimentícia, divórcio ou dissolução de união estável, partilha de bens, entre outras divergências.
Também participaram dos atendimentos as servidoras Rita de Cássia Godoy, Anne Caroline Fernandes, Hannah Barbosa, Aline de Arruda Mourão e o servidor Jefferson Oliveira de Lima.